Tenor é a voz mais comum masculina e a sua tessitura em média vai de Dó3 (C3) a Lá4 (A4). Na classificação Fach (classificação alemã) da ópera.
Tipos de Tenor
Spieltenor | Tenor buffo
Tessitura C3 – B4 (Dó3 – Si4). É possível que este tipo de voz venha a cantar repertório de tenor ligeiro, o fator que irá indicar essa mudança será a beleza da sua voz.
Papéis (exemplos):
❖ Monostatos, Die Zauberflöte – Wolfgang Amadeus Mozart
❖ Pedrillo, Die Entführung aus dem Serail – Wolfgang Amadeus Mozart
Charaktertenor | Character Tenor
Tessitura B2 – C5 (Si2 – Dó5). Espera-se deste tenor boas capacidades de representação.
Lyrischer Tenor | Lyric Tenor
Tessitura C3 – C5 (Dó3 – Dó5).
Papéis (exemplos):
❖ Alfredo, La traviata – Giuseppe Verdi
❖ Almaviva, Il barbiere di Siviglia – Gioachino Rossini
❖ Don Ottavio, Don Giovanni – Wolfgang Amadeus Mozart
Jugendlicher Heldentenor | Lyric Dramatic Tenor | Spinto
Tessitura C3 – C5 (Dó3 – Dó5). Trata-se de um tenor com um registo agudo com brilho suficiente para se destacar numa orquestra.
Papéis (exemplos):
❖ Calaf, Turandot – Giacomo Puccini
❖ Don José, Carmen – Georges Bizet
❖ Radamès, Aida – Giuseppe Verdi
❖ Siegmund, Die Walküre – Richard Wagner
Heldentenor | Heroic Tenor | Dramatic Tenor
Tessitura B2 – C5 (Si2 – Dó5) Descrito como um tenor dramático cheio, com facilidade de um barítono no registo médio e o brilho necessário para se fazer ouvir acima de uma orquestra.
Papéis (exemplos):
❖ Otello, Otello – Giuseppe Verdi
❖ Tristan, Tristan und Isolde – Richard Wagner
❖ Tannhäuser, Tannhäuser – Richard Wagner
❖ Walther von Stolzing, Die Meistersinger – Richard Wagner