Voz de Soprano

O Soprano é a voz mais aguda feminina. A sua tessitura vai de Dó4 (C4) a Lá5 (A5). Trata-se da voz mais comum feminina,

Soprano voz, Tudo sobre Canto blog de Sónia André
Designed by Freepik

Tipos de Sopranos

Lyrischer Koloratursopran | Koloratursoubrette | Coloratura Soprano | Lyric Coloratura Soprano 

Tessitura C4 – F6 (Dó4 – Fá6). Descrito como um soprano muito leve
com voz pouco encorpada devido à falta de ressonâncias graves. Possui grande agilidade nas notas agudas.

Papéis (exemplos) :

❖ Adina, L’elisir d’amore – Gaetano Donizetti

❖ Marie, La fille du regiment – Gaetano Donizetti

❖ Olympia, Les contes d’Hoffman – Jacques Offenbach

Dramatischer Koloratursopran | Dramatic Coloratura Soprano

Tessitura C4 – F6 (Dó4- Fá6). Igual ao soprano descrito acima apenas com mais ressonâncias graves.

Papéis (exemplos) :

❖ The Queen of the Night, Die Zauberflöte – Wolfgang Amadeus Mozart

❖ Donna Anna, Don Giovanni – Wolfgang Amadeus Mozart

❖ Norma, Norma – Vincenzo Bellini

❖ Violetta, La traviata – Giuseppe Verdi

Deutsche Soubrette | Charaktersopran | Soubrette

Tessitura C4 – C6 (Dó4 – Dó6). Descrita como uma voz doce e lírica capaz de executar passagens fluídas. A tessitura destes encontra-se normalmente entre o soprano de coloratura e o soprano lírico. Muitos sopranos são classificados de início como soubrette e depois a voz amadurece e passam
para outra classificação.

Papéis (exemplos) :

❖ Barbarina, Le nozze di Figaro – Wolfgang Amadeus Mozart

❖ Papagena, Die Zauberflöte – Wolfgang Amadeus Mozart

❖ Susanna, Le nozze di Figaro – Wolfgang Amadeus Mozart

❖ Zerlina, Don Giovanni – Wolfgang Amadeus Mozart

Lyrischer Sopran | Lyric Soprano 

Tessitura B3 – C6 (Si3 – Dó6). Este soprano é flexível capaz de legato, portamento e ágil, é um tipo de soprano mais comum, mas trata-se de
uma voz muito poderosa. Tem uma tessitura menor que os sopranos anteriores, no entanto é uma voz que se preserva jovem mesmo com o avançar da idade.

Papéis (exemplos) :

❖ Lauretta, Gianni Schicchi – Giacomo Puccini

❖ Micaëla, Carmen – Georges Bizet

❖ Pamina, Die Zauberflöte – Wolfgang Amadeus Mozart

Jugendlich dramatischer Sopran | Lyric Dramatic Soprano | Spinto

Tessitura A3 – C6 (Lá3 – Dó6). Descrito como um soprano lírico que consegue alcançar grande volume, tem uma tessitura maior e é mais versátil. Muitas vezes este tipo de voz pode interpretar papeis para mezzo, soprano lírico e coloratura.

Papéis (exemplos) :

❖ Agathe, Der Freischütz – Carl Maria von Weber

❖ Amelia, Un ballo in maschera – Giuseppe Verdi

❖ Cio-Cio San, Madama Butterfly – Giacomo Puccini

❖ Liza, The Queen of Spades – Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Dramatischer Sopran | Full Dramatic Soprano

Tessitura A3 – C6 (Lá3 – Dó6). O soprano dramático tem uma voz rica e poderosa. Espera-se que estes projetem acima de uma orquestra e coral. Este tipo de voz é mais rico e escuro, mas possuem pouca agilidade em relação aos sopranos anteriores.

Papéis (exemplos) :

❖ Elektra, Elektra – Richard Strauss

❖ La Gioconda, La Gioconda – Amilcare Ponchielli

❖ Tosca, Tosca – Giacomo Puccini

Hochdramatischer Sopran | High Dramatic Soprano

Tessitura F3 – C6 (Fá3 – Dó6). Trata-se de uma voz rara, muito potente, com excelente volume como exigem as peças de Wagner. O registo grave é muito forte e o registo de cabeça possui leveza e muito brilho.