Dentro das vozes femininas temos o Contralto (Alto), voz mais grave feminina. A sua tessitura vai em média de Sol3 (G3) a Mi5 (E5). Voz feminina com um timbre muito escuro, devido à sua raridade esta voz tem poucos papeis na ópera, a maior parte do repertório para este tipo de voz é do período barroco.
Os tipos de contraltos segundo a classificação alemã “Fach” não é muito vasta.
Tipos de Contraltos
Dramatischer Alt | Dramatic Contralto
Tessitura F3 – A5 (Fá3 – Lá5). Estilisticamente é parecido com o mezzo dramático, mas consegue atingir notas mais graves com uma ressonância mais grave e rica. É uma voz muito rara.
Tiefer Alt | Low Contralto
Tessitura E3 – E5 (Mi3 – Mi5). Voz feminina muito grave.
Ainda mais escura que o contralto dramático e ainda mais rara.
Papéis (exemplos):
❖ Gaea, Daphne – Richard Strauss
❖ Geneviève, Pelléas et Mélisande – Claude Debussy
Como já foi referido a maior parte do repertório adequado à voz de contralto é do periodo barroco, assim sendo acrescentei a esta playlist também as peças mais famosas.
❖ Stabat Mater, RV 621 – I. Stabat mater dolorosa – Vivaldi
❖ King Arthur – The Cold Song – Purcell
❖ Erbarme Dich – Bach
❖ Rinaldo – Lascia ch’io pianga – Händel