Dentro de cada voz temos outras classificações que servem para dividir mais uma vez vozes com características distintas no mesmo naipe.
Esta necessidade de classificar as vozes dentro do seu naipe surgiu por volta do século XIX de forma a atribuir o repertório mais adequado a cada tipo de voz.
A escola alemã tem uma classificação das vozes mais rígida chamada “Fach”, esta classificação tem em conta o timbre a tessitura, as capacidades de cada tipo de voz e os papeis mais adequados para cada tipo de voz.
Tipos de Baixo
Basso Cantante | Lyric Bass-bariton | High Lyric Bass
Tessitura E1 – F3 (Mi1 -Fá3). Descrito como baixo cantante.
Hoher Bass | Dramatic bass-baritone | High dramatic bass
Tessitura E1 – F3 (Mi1 – Fá3).
Jugendlicher Bass | Young Bass
Tessitura E1 – F3 (Mi1 – Fá3). Caracterizada como uma voz jovem, independentemente da idade do cantor.
Spielbass | Bassbuffo | Lyric buffo
Tessitura E1 – F3 (Mi1- F3).
Papéis (exemplos):
❖ Don Alfonso, Così fan tutte – Wolfgang Amadeus Mozart
❖ The Sacristan Tosca – Giacomo Puccini
Schwerer Spielbass | Dramatic buffo
Tessitura C1 – F3 (Dó1 – Fá3).
Papéis (exemplos):
❖ Baron Ochs auf Lerchenau, Der Rosenkavalier – Richard Strauss
❖ Daland, Der fliegende Holländer – Richard Wagner
❖ Méphistophélès, Faust – Charles Gounod
Lyrischer seriöser Bass | Low Bass | Basso Profundo
Tessitura C1 – F3 (Dó1 – Fá3). O baixo profundo é o tipo de voz mais grave que existe.
Segundo J. B. Steane no livro Voices, Singers and Critics (Steane, J. B. 1992) :
“… derives from a method of tone-production that eliminates the more Italian quick vibrato. In its place is a kind of tonal solidity, a wall-like front, which may nevertheless prove susceptible to the other kind of vibrato, the slow beat or dreaded wobble.”
Papéis (exemplos):
❖ Don Bartolo, Le nozze di Figaro – Wolfgang Amadeus Mozart
❖ Padre Guardiano, La forza del destino – Giuseppe Verdi
❖ Sir Morosus, Die schweigsame Frau – Richard Strauss
Dramatischer seriöser Bass | Dramatic Low Bass
Tessitura C1 – F3 (Dó1 – Fá3). Este tipo de baixo ainda tem um timbre mais escuro que o anterior, descrito pela escola alemã como um baixo profundo muito poderoso.
Papéis (exemplos):
❖ Heinrich, Lohengrin – Richard Wagner
❖ Marke, Tristan und Isolde – Richard Wagner