Podemos perceber a influência das emoções no aparelho vocal quando, por exemplo, a nossa voz fica mais grave ou mais aguda se estamos irritados. A mudança de volume e intensidade também é um reflexo das nossas emoções.
As emoções também influenciam a respiração e motivam a contração dos músculos da garganta, dos músculos do pescoço e a posição dos órgãos de articulação.
No fundo todos os movimentos se harmonizam para expressar uma determinada emoção.
” Excess psychological emotional stress can play a rule in tension, and singers may need to deal with there stress, finding the source and then reducing its level through meditation, relaxation, massage, prayer, counseling, medical treatment, etc., before seeing alleviation of there muscular tension and improvement in there singing.”
Karyn O’Connor in Singingwise.com
Vou começar por enomerar alguns músculos que tem envolvimento no Canto mas que nem sempre pensamos neles. Músculos que utilizamos também para outras funções.
» Os músculos do pescoço que nos permitem mover a cabeça.
» A parte de trás da língua contrai para cima contra o palato mole iniciando o ato de engolir.
» As cordas vocais estão na posição fechada e a epiglote baixa quando engolimos um alimento. Quando inspiramos a epiglote sobe e as cordas vocais abrem para deixar passar o ar para os pulmões.
» Os músculos do mecanismo de suporte de som, aparelho respiratório, sustemtam o ato de respirar.
» Os articuladores, orgão envolvidos na articulação de palavras, também estão envolvidos no ato de engolir e mastigar.
Estas afirmações e conclusões servem-nos para perceber que muitos dos orgão envolvidos na produção de som também são utilizados para outras funções. Assim esses movimentos estão registados na nossa memória e muitas vezes desencadeamos um processo sem ter bem consciência disso.
Mesmo depois de aprender a postura correta para cantar muitas vezes continuamos a ter tensão em alguns músculos da garganta, pescoço e ombros. A solução passa por tomarmos consciência que não necessitamos de ativar alguns músculos que usamos de forma inconsciente. Por exemplo, muitas vezes quando sentimos falta de ar no Canto ‘contorcemos’ um pouco, fazemos tensão nas costas, ombros, abdómen por forma a ir buscar um pouco de ar.
O relaxamento corporal durante a produção de som é essencial para cantar no topo das suas capacidades. Para isso devemos já ter adquirido uma excelente postura e capacidade de respirar de forma diafragmática. Agora aos exercícios para melhorar a postura e de respiração vamos aliar exercícios de relaxamento.
Algumas considerações iniciais dos exercícios de relaxamento:
» Ter em atenção a postura correta de pé e sentado já referida no artigo Postura no Canto.
» Nos exercícios aplicar uma respiração diafrágmatica – intercostal.
» Sempre que inspira, faça-o pelo nariz lentamente e na expiração sopre (realizar a expiração pela boca) sempre de forma lenta e intensa até termonar.
» O ato de inspirar ou expirar, nestes exercícios, está sempre aliado a um movimento. Deve estar bem consciente dos movimentos e respirações quando executa os exercícios.
Exercícios de Relaxamento
1 – Posição de pé, eleve os braços em direcção ao teto enquanto inspira lentamente. Nesta posição, suspender a respiração por uns segundos, direccionando o olhar para o teto sentindo a extensão de todos os músculos. De seguida vire as palmas das mãos para fora, olhe em frente e expire lentamente soprando baixando os braços em simultâneo. Repita 3 vezes.
2-Posição de pé, imagine que tem uma bola nas mãos, inspire pelo nariz lentamente. De seguida expire pela boca e inicie o movimento para pousar a bola no chão, fletindo os joelhos um pouco. Nesta posição dobrado inspire pelo nariz e depois ao expirar começe a elevar-se sentindo os elos da coluna a alinharem-se conforme volta à posição inicial.
3- Posição de pé, inspire pelo nariz lentamente. Ao expirar desça até ao chão, flita um pouco os joelhos se necessitar, até tocar com as pontas dos dedos no chão. Nesta posição deve estar a olhar para as suas pernas para que o pescoço fique relaxado.
A partir deste centro ‘caminhe’ com as suas mão para a sua direita e execute três respirações completas nesta posição. Depois desloque-se da mesma forma para a esquerda e execute mais três respirações.
Já no centro na expiração volte à posição inicial.
4 – Inspirar lentamente e levantar os ombros em direção às orelhas, suster a respiração por uns segundos e ao expirar baixar lentamente os ombros rodando ligeiramente para trás de forma a sentir as omoplatas a fazer um movimento ‘circular’. Repita três vezes.
5 – Junte as mãos atrás das costas como na ilustração abaixo, faça três ciclos completos de respiração e troque de lado.
6 – Rodar os ombros para a frente e para trás respirando calmamente.
7- Ao inspirar levante os braços para cima em direcção ao teto. Ao expirar junte as mãos pressionando as palmas uma contra a outra trazendo-as para o centro do peito. Repita o exercício três vezes.
8 – Junte as palmas das mãos em forma de oração atrás das costas no meio das omoplatas e faça três ciclos de respiração, Se não conseguir juntar as mãos desta forma, e só conseguir tocar ligeiramente as mãos, concentre-se em manter a coluna reta e faça o exercício na mesma, sem forçar.
9 – Sentado coloque uma mão na testa e faça força na cabeça contra a palma da mão e força na palma da mão contra a cabeça, forças opostas. A coluna deve estar reta. Faça três ciclos completos de respiração nesta posição. Irá sentir relaxamento quando terminar na parte de trás do pescoço.
10 – Este exercício é similar ao anterior, a única diferença é que vai colocar a mão direita na parte lateral direita da cabeça exercendo força oposta com a cabeça e a palma da mão. Faça três respirações completas de cada lado. Este exercício reforça e relaxa os músculos laterais do pescoço.
11 – Baixe a cabeça enquanto expira pelo nariz. Com o queixo junto ao peito realize três respirações completas.
12 – Realize o mesmo movimento do exercício anterior e assim que estiver com o queixo junto ao peito, desenhe meia lua para um dos lados, ficando com a cabeça como que pousada no ombro. Realize três respirações completas em cada lado.