Uma boa postura é um dos alicerces fundamentais do Canto.
Para que o mecanismo respiratório funcione de forma plena temos que ter a coluna reta, um bom equilíbrio e ao mesmo tempo estar relaxados. Mais fácil dizer do que fazer!
A respiração no Canto é muito exigente e é sem dúvida uma das principais dificuldades de todos os Cantores. Na minha opinião deve-se começar por perceber qual seria a melhor postura para conseguirmos utilizar o apoio necessário ao Canto.
O instrumento vocal é constituído por músculo, cartilagens e osso. Logo temos que harmonizar o funcionamento destes três constituintes, uma boa forma é começar pela postura.
De Pé
A maior parte de nós canta de pé, logo iremos começar por aqui. Os pés devem estar à largura dos quadris e ombros, deve-se transferir a maior parte do peso para os calcanhares, a lombar deve ficar um pouco curvada (curvatura natural). Os ombros devem estar relaxados e os braços esticados e relaxados ao longo do corpo. Deve-se aproximar as omoplatas sem criar pressão lombar e o queixo deve ficar paralelo ao chão.
Para testar a sua postura coloque-se a 10 cm de uma parede e verifique se toca na parede nos seguintes pontos: nuca, omoplatas e nádegas.
Posição da Cabeça
Quanto à posição da cabeça, não a devemos levantar ou baixar demasiado. Estes dois movimentos acontecem muitas vezes como reflexo da nossa perceção das notas na escala. Quando estamos a cantar notas agudas muitas vezes levantamos a cabeça, olhamos para o teto e o inverso acontece nas notas graves. Estas posições inadequadas fazem com que a laringe suba ou desça influenciando diretamente o funcionamento das cartilagens que estendem as cordas vocais. Também se torna difícil respirar de forma eficiente para o Canto se mudamos drasticamente a posição da cabeça porque a coluna já não está reta.
Uma forma de manter a cabeça ‘no lugar’ é definir a postura e depois fixar um ponto com o olhar, mantendo o olhar fixo nesse ponto, enquanto executamos escalas com a voz.
A posição da cabeça também influencia os movimentos do queixo, que é um dos articuladores da voz. Ao articular vogais no Canto muitas vezes assumimos moldes com bastante espaço na boca e grande parte desse espaço é permitido pelo queixo.
Ombros
Os ombros devem estar alinhados e relaxados. Uma forma de perceber se isto acontece é ver se tocamos com as omoplatas na parede no exercício já referido a cima na posição de pé. Também podemos imaginar que temos que segurar um lápis no centro das omoplatas.
Sentado
Muitos cantores que também tocam instrumentos tem a necessidade de cantar sentados. Mas também nesta posição podemos encontrar um equilíbrio entre a postura dos dois instrumentos que estamos a usar.
Sentados devemos estar com o tronco em linha reta, com o rabo encostado às costas da cadeira a suportar todo o peso do tronco. As pernas devem fazer um ângulo de 90 graus e os pés devem estar apoiados completamente no chão.
Nos dias de hoje podemos observar com frequência pessoas com vários problemas de postura, muitas vezes provocado por excessiva quantidade de horas na mesma posição, sentado ou de pé. Outra causa recorrente é a posição quase de devoção aos nossos dispositivos eletrónicos.
O resultado é que o nosso corpo adapta-se o melhor que pode a estas exigências e desenvolvemos posturas que não são favoráveis à nossa saúde.
A boa notícia é que tudo isto pode ser corrigido. Primeiro devemos perceber o que estámos a fazer de errado e depois cada um deve encontrar as melhores soluções para seu estilo de vida.
Muitos desportos favorecem a melhoria da postura e do equilíbrio como yoga, pilatos, musculação. Pode encontrar vários benefícios em praticar exercício físico e até perder aquela dor persistente nas costas.