Como melhorar a sua Voz

Três ações  para melhorar a sua voz.

Ter uma voz poderosa e expressiva é o sonho de todos os cantores. Considero que existem três ações essenciais para melhorar e manter a sua voz. Sendo elas o aquecimento vocal, o estudo e a prática da técnica vocal e a escolha de um repertório adequado ao seu tipo de voz e nível técnico.

Aquecimento Vocal

O aquecimento vocal tem como função exercitar todos os mecanismos utilizados no Canto. Se fizermos uma comparação com um atleta que antes de iniciar uma corrida alonga e prepara os músculos. Os cantores também devem preparar e acordar o seu instrumento.

Falar não serve de aquecimento para Cantar. No Canto tudo se intensifica, a respiração a colocação e a articulação. É necessária uma preparação de todo o mecanismo vocal.

“In singing the flow of the tone is unbroken between the words, but in speaking it is interrupted. In singing, tone is sustained and changed from one pitch to another by definitive intervals over a wide compass that includes notes not attempted in speech. In speaking tone is unstained, not defined in pitch is limited to a narrow compass, and the lengh of the tones is not governed by the measure of music.”

Thomas Fillebrown no livro Ressonance in singing and speaking

Como já vimos o apoio (respiração) é mais exigente no Canto, pois a ideia é suster as notas. As cordas vocais estão esticadas e vibrão com a pressão do ar, em tempos mais longos e alongam-se de forma mais dinâmica que na fala. No Canto executamos em méedia duas oitavas, enquanto que a voz falada utiliza uma gama bem mais limitada de sons.

“Singing along to the radio in the car on the way to lessons or performances does not generally constitute a sufficient warm-up, as most popular songs are limited in range. Attempting to sing more challenging songs as a warm-up, though, can lead to vocal strain.”

Kary O’Connor – Singwise.com

“I tried to find a quiet spot. The best place for me is the bathroom or a room without carpets that have some sort of natural reverb. That’s the best because you can hear it in your head. It just feels better, you don’t have to push it hard. I go from the lows to the highs move around a little hit just try to warm the voice up, do a couple of scales of my own discovery.”

Ray Alder – Fates Warning, a respeito do seu aquecimento vocal.

Técnica Vocal

Parece óbvio que se uma pessoa que pretende aprender a tocar piano deve procurar um professor de piano. Pois no Canto é igualmente importante estudar e aprender a técnica vocal.

A técnica vocal fornece aos vocalistas ferramentas essenciais ao autoconhecimento da voz e assim como ao seu desenvolvimento.

“No one can sing properly without first preparing for it, mentally and phyically, with all the organs concerned in the production of the voice.”

Lili Lehmann do livro How to sing

O conhecimento das técnicas e treino dos mecanismos envolvidos no Canto irá permitir usar em pleno o seu instrumento.

“You cannot learn technique through songs. I know many people think you can but it simply is not so. (…) The skills of singing…strong, aligned posture, coordination between ribs and abs, freedom from tension, strengh throughout the musuclature that affects the sound as it is being produced, easy facility of articulation, pitch accuracy, appealing sound, precise vowels and musicianship can all be taught and learned. Learning a song, however, isn’t going to automatically engage any of those things, …”

Jeannette LoVetri em Learning Technique Through Songs

 

Não saber por onde começar na era da informação é humano. Ouvi ou li algures que a informação não é formação.

Tentar aprender sozinho técnica vocal sem orientação pode ser uma tarefa muito ingrata, pois pode adquirir ‘vícios’ dificeis de dominar numa fase posterior.

Deve-se procurar o conhecimento por todas as formas, com a orientação de um professor a tarefa fica bem mais fácil. Terá uma pessoa treinada a ouvir outras vozes e essencialmente a identificar o que está a fazer de incorreto. Este profissional irá ajudá-lo a libertar a sua voz.

“Singers frequently are impatient, lack of discipline, and expect miracles after a few lessons. Many ask for a few lessons to prepare for an audition or a singing part in a show: They are looking for a quick fix.”

The Zen of Singing

Repertório Adequado

Cantar repertório inadequado é uma das principais causas de lesões vocais. Dependendo do tipo de voz que tem deve cantar repertório adequado à sua tessitura (baixo, barítono, tenor, contralto, mezzo-soprano, soprano).

Cada voz tem características específicas. Na ópera vemos isso mesmo, cada papel é atribuído a um tipo de voz específico. Não se obriga um Tenor a cantar um papel determinado para um Barítono, mesmo que estes cantem notas coincidentes em ambas as tessituras. Existem outras características da voz muito importantes a ter em conta como o timbre, por exemplo. Não é uma questão técnica mas sim fisiológica.

Existe um pre-conceito que se o cantor não consegue cantar determinada música que simplesmente não é capaz de a cantar. Esta ideia prejudica gravemente os cantores, principalmente a sua auto-confiança. Se uma canção não é adquada a um tipo de voz simplesmente podemos adequa-la mudando a sua tonalidade e o cantor que antes era incapaz de cantá-la passa a cantá-la com facilidade e liberdade.

Para usar o seu instrumento sem limites, primeiro tem que perceber que instrumento tem (soprano, tenor, barítono, …). Depois com a prática diária de vocalizos (exercícios vocais), exercícios de relaxamento e respiração, irá aprender a ouvir a sua voz e a saber distinguir o certo do errado. É uma descoberta!

Na música ligeira podemos adaptar qualquer canção que deseje cantar, basta transpor, mudar a tonalidade e a canção fica ‘à sua medida’. No entanto, sem saber qual é o seu tipo de voz, sem saber o que consegue fazer com a sua voz e sem ter um conhecimento básico de formação musical, torna-se uma tarefa árdua.

Também existe a possibilidade de ainda não conseguir cantar aquela canção que escolheu, mesmo que o cantor da canção tenha o mesmo tipo de voz que o seu, e que a tonalidade esteja adequada à sua tessitura. Isso acontece porque ainda não adquiriu as ferramentas, ou aprendeu as técnicas necessárias à sua interpretação.