No início dos meus estudos musicais cantava músicas que não eram para mim! Sempre que a música subia tinha dificuldade em atingir as notas agudas com facilidade e liberdade. Não eram para mim porque, não possuía ainda as ferramentas necessárias. Todos nós queremos alcançar essa liberdade principalmente no registo de cabeça.
A voz é um conjunto de órgãos e músculos que trabalham em perfeita sintonia. Com este artigo irá perceber porque temos dificuldade em cantar algumas notas agudas e como libertar a sua voz.
Porque temos dificuldade em cantar agudos?
A verdade é que não sabemos como o fazer porque não utilizamos esse registo na fala.
Falamos sempre com o registo mais grave da nossa voz e não utilizamos muitas notas para falar. Ao contrário, no canto temos um alcance de notas bem maior. Em média duas oitavas e meia, sustemos vinte notas. Logo, no canto a extensão vocal é muito maior que na fala.
As cordas vocais mudam de configuração de registo para registo.
Pode imaginar que é como um fecho. No registo de cabeça (conjunto de notas mais agudas da sua escala) as cordas vocais estão completamente esticadas. Assim não é necessária uma quantidade de ar excessiva para as fazer vibrar. É um dos erros mais frequentes a utilização excessiva do ar para cantar.
Abra a boca!
A partir do registo médio tem que mudar o molde das palavras para um molde mais largo. A vogal tem mais espaço. Este espaço é necessário para colocar a voz e amplifica-la. O espaço é obtido com o relaxamento do queixo, garganta e língua.
“High notes should be light and relaxed compared to the growly, compressed lower notes. The feeling in my head is one of controlled breathing.”
Harry Conklin, Jag Panzer
“Your tongue should be as flat as it can and you’re probably going to open your mouth more on the high notes.”
James Labrie, Dream Theater
Fatores psicológicos.
Todos nós pensamos que as notas agudas estão no teto. E quando estamos a olhar para o teto, levantamos a cabeça. Isto é um erro porque consequentemente estamos a levantar a laringe o que dificulta a extensão das cordas vocais e tranca o maxilar não permitindo o tal espaço. Logo, pense nas notas como no piano na horizontal está a andar para o lado e não para cima.
“I teach opera singers the same way that I teach everyone else: everyone even high operatic sopranos, starts with chest and middle before moving to head. Those lower parts of the range create the perfect foundation for a head voice that is full and strong, with powerful resonances. You must climb this ladder one step at a time, without skipping rungs and without neglecting any portion of your voice.”
Não salte etapas!
Alongue aos poucos e devagar. É como fazer a espargata. Tenho a certeza que não vai agora de repente fazê-la sem ter obtido a flexibilidade necessária. Com a voz é igual vai conquistando notas no registo de cabeça aos poucos. E é preferível assim porque está a aprender a coordenar vários órgãos e músculos para o fazer da forma correta.
Como praticar?
- Para cantar agudos com liberdade deve ter a respiração diafragmática- intercostal dominada, para ter um excelente apoio, para a voz. Isto é o pilar.
- Deve trabalhar exercícios vocais com dinâmica, uma oitava e meia de intervalo, para subir e descer de forma considerável em cada esquema melódico. Lembre-se vamos conquistando essas notas com conforto.
- Deve fazer exercícios vocais com vogais para dominar os articuladores, maxilar, língua, queixo e palato. Isto irá treinar os músculos articuladores e obter espaço na região aguada da sua voz.
- Fazer os exercícios em frente a um espelho para monitorizar se olha para o teto e sobe a cabeça, se está a obter espaço na boca relaxando o queixo e a língua, no registo médio e de cabeça.
Em tudo o que queremos progredir devemos ser consistentes. Logo, deve aplicar estas técnicas regularmente e com a compreensão que está a tentar dominar um instrumento musical que está dentro do seu corpo.