Vibrato

Não vamos confundir vibrato com uma voz trémula. Muitas vezes é o que acontece quando queremos produzir um vibrato.

Neste artigo vai perceber o que é o vibrato e como pode ativar este efeito tão usado em todos os estilos musicais.

Vibrato, blog tudo sobre canto da cantora Sónia André
Designed by Freepik

O que é o Vibrato?

O vibrato é um efeito sonoro, a nota oscila de altura (afinação) e na intensidade.

A palavra oscilação faz-nos pensar em movimento, no fundo é como se movimentasse essa nota para cima e para baixo. A energia que move a nota é o ar. Quando conseguimos harmonizar todos estes mecanismos para o vibrato, temos um som ondulado, muito agradável.

“What makes vibrato sound good – and bad. The fascinating thing about vibrato is that it is great for the cords, since it is a product of a perfect amount of tension, and it only sounds right when you’re producing it at the right speed – five or six vibrations per second. Too fast and you sound like Belinda Carlisle of the Go-Go’s or Stevie Nicks.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Já quando produzimos uma voz trémula, considerada um ‘defeito na voz’, estamos a mover a nota com força muscular, principalmente nos articuladores. Essa voz como é apoiada da forma incorreta não tem ressonância e como está a tentar controlar a ondulação com os articuladores, perde o controle também da afinação.

Muitos cantores encontraram o caminho para o vibrato sozinhos, no entanto, muitos executam erradamente. Podemos observar isso quando os cantores movem muito o queixo, como refere Roger Love na citação abaixo.

“Have you ever seen singers shaking their lower jaws up and down in pursuit of vibrato? Whitney Houston is quite famous for this, and a number of other prominent singers use this technique to get the sound, but it’s dangerous. It creates a huge amount of tension in the Throat, and the constant movement of the jaw makes the powerful jaw muscles tense. Some of them are connected to the larynx, and when they overwork, they can raise the larynx and partially close the back of the throat.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

 

Exercícios para ativar o seu vibrato:

  1. Memória do som: este exercício irá ensinar o seu cérebro a perceber a altura da oscilação. Vamos oscilar entre duas notas com uma distância de meio tom, que é a distância mais pequena entre duas notas na música ocidental. Figura 1: partitura com a representação do exercício oscilação entre mi e fá.

Pode usar diferentes vogais para criar este efeito. Vamos começar com a vogal (i).

Faça lentamente e depois aumente a velocidade o mais que puder. Execute o mesmo exercício com todas as vogais;

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.
Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 “Memória do som”. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.
  1. Apoio (respiração): Coloque as duas mãos cerradas, uma por cima da outra, no centro da parede abdominal, logo abaixo da linha do peito. Inspire pelo nariz lentamente o máximo de ar até ter o diafragma e os intercostais em posição. Vai cantar a vogal (i), e com as mãos dar pequenos impulsos na parede abdominal criando assim diferentes intensidades e ondulando o som.

Crie o mesmo efeito só com as mãos abertas pousadas na parede abdominal. A ideia é conseguir ativar os músculos diafragma e intercostais sem a ajuda das mãos para criar o mesmo efeito de oscilação de intensidade da nota.

Produza o mesmo som, agora ‘sem mãos’.

 

  1. Velocidade: Faça um movimento como se fosse cumprimentar alguém, agora oscile a mão para cima e para baixo rapidamente enquanto sustem a vogal (i). A ideia é sincronizar as oscilações da nota com o movimento do braço. Concentre-se na sua garganta irá sentir a oscilação da nota principalmente aí (pressão do ar).

 

  1. Suster e oscilar: Escolha uma nota confortável para si. Uma vogal qualquer, por exemplo um (a), e inspire lentamente até colocar os músculos, diafragma e intercostais em posição. Vamos agora suster a nota, criando uma linha contínua e no fim irá oscilar agora de afinação e intensidade.
Representação gráfica do vibrato, blog tudo sobre canto
Designed by Freepik

“The main reason vibrato ever feels natural is related to speed. Early on, your vibrato is likely to be too fast or to slow, but as you get used to playing with it, the air and cords find the perfect relationship, and the cords find the perfect tension. At the point, vibrato just happens – and you’ll feel as though you were born with it.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Note que pode ondular a nota assim que ela nasce ou pode fazê-lo no final da suspensão.

Para mim, isto é uma questão estética, logo experimente das duas formas, e expresse-se da forma que sentir que faz sentido para si.

Colocação

Com a palavra colocação pressupõe-se que a voz tem que estar em algum sítio. Mas onde é que a voz está !? quando dizemos que temos uma voz colocada.

Colocação no canto, blo tudo sobre canto da cantora Sónia André
Designed by Freepik

A voz acontece assim que o ar passa pelas cordas vocais e as faz vibrar, e com essa energia se desloca. Mas para onde? A colocação está ligada à ressonância. O som só se amplifica, se estiver num determinado sítio.

“What is called “placing the voice” or “tone production” or “focusing the voice” is, as already stated in the previous chapter, chiefly a matter of resonance, of control of the resonator. Now vocalization is largely vowelization, and vocal tones are a complex of sound and resonance.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.141

Se conseguirmos colocar uma determinada gama de sons (qualidade de sons, graves, médios, agudos) na sua cavidade de ressonância para se amplificarem, estamos a colocar a voz.  😊

“In a musical tone of rich quality, the overtones just indicated are present in their fullness, while tone that is weak and thin is made so by the absence or weakness of the overtones. I have stated that the quality of a tone depends on the form of its vibrations, and that the form of its vibrations is determined by the character of the resonator.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.163

Como fazemos para colocar a voz?

Para tudo no canto temos que usar muito bem os nossos ouvidos para perceber se o som se amplifica ou se é seco. Pode e deve gravar-se e treinar o ouvido para perceber isto.

“The training of the ear is one-half of the training of the voice.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.166

Depois deve ter a sensação de onde se encontra a vibração do som. No registo de peito deve sentir a vibração no peito. No registo médio deve sentir a vibração nos dentes, e no registo de cabeça na cavidade nasal, na cara, próximo do nariz.

Agora que sabemos a sensação quando a voz está colocada nos diferentes registos, devemos pensar em direcciona-la.  Eu penso que estou a atirar o som para três pontos. No registo de peito para trás dos dentes inferiores, no registo médio para o meio da boca e no registo de cabeça para trás dos dentes superiores.

“In a general way it can be said that the medium tones of the voice have their focusing point in the middle part of the palate, the lower tones coming nearer to the teeth to be centralized and the high notes arch at the back of the mouth and going out, as it were, through the crown of the head.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Uma vez vi também no método de uma vocal coach, a criadora do método “The Zen of Screaming” Melissa Cross o uso de um lápis à frente da boca para o mesmo efeito.  Fiz o paralelismo com os pontos de referência que já usava, mas agora com este elemento visual que ajuda a direcionar o som.

Se cantar para baixo do lápis está a colocar a voz nas cavidades de ressonância inferiores (voz de peito), se cantar direto para o lápis está a colocar a ressonância na cavidade oral (voz média), e se cantar para cima do lápis está a colocar a voz nas cavidades superiores (voz de cabeça).

A produção de um som colocado resulta da perfeita sincronização de todas as partes. O melhor indicador é a leveza e a facilidade que vai sentir ao produzir este som cheio de harmónicos.

Quanto tempo demora a aprender a Cantar?

É uma questão que todos os cantores se colocam de tempos em tempos. Alguns acham que é inato, que a pessoa nasce com esse talento. A verdade é que todos nós temos vícios que nos impedem de cantar livremente. A boa notícia é que qualquer pessoa pode aprender a cantar ou melhorar a sua técnica vocal.  😉

Quanto tempo vou demorar a aprender a cantar, blog tudo sobre canto de Sónia André
Designed by Freepik

O tempo que vai demorar depende de quatro fatores: motivação, formação, consistência e autoconfiança.

Motivação

Na primeira aula faço sempre esta pergunta: Porque deseja aprender a Cantar? Alguns alunos ficam um pouco perplexos com a pergunta pois já é a sua profissão. Já cantam há vários anos. Depois com uma ajudinha chegamos ao centro da questão e tudo se resume ao facto de sentirem que podem fazer mais e melhor.

Ter bem definidos os seus objetivos irá permitir-lhe ter uma curiosidade imensa pela técnica e tentar novas soluções para as limitações que encontra.

Formação

Para mim sem dúvida que o primeiro passo é procurar um professor/a. Pois com as aulas irá estar sempre motivado a fazer exercícios vocais, a cuidar da sua saúde vocal e será monitorizado por um especialista com o ouvido treinado para detetar o que está a fazer de errado e apresentar-lhe soluções.

“Mary Elizabeth Burns? Ray: Yeah. So, I took lessons from her like maybe two weeks, mainly because of the fact that I was throwing my voice out all the time.”

Martin, Bill – Pro Secrets of Heavy Rock Singing: Ray Alder. Published in the UK by SMT, 2003. ISBN: 1-86074-437-0

Muitos cantores tem uma expressividade muito interessante, mas uma técnica vocal insuficiente.

“Pavarotti, after singing for many years, was world-famous and starring in the most challenging roles ever written for the tenor voice. Yet he felt that something was missing from his technique. He’d sing like an angel one day, and the next he’d be able to perform but without the spark or the stamina.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Consistência

O tempo que demora depende de o quanto quer cantar melhor. Quanto mais investir tempo e atenção em esta atividade mais resultados e mais rapidamente irá conseguir atingir uma técnica que lhe permita cantar como deseja.

“Can you skip the work and the struggle and cut straight to style? Nope. It just doesn’t happen that way. You need to lay the best foundation you can. We never know when or where all the work we’ve done will fall into place, but I assure you it does, and the results are magical.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Na minha opinião deve incluir cerca 15 minutos no máximo de exercícios vocais no seu dia, e exercícios de respiração. Sendo que, os exercícios vocais não devem ser realizados de manhã pois a voz demora em média três horas a acordar depois de você acordar.

Também deve incluir dias de repouso na sua semana. Dias em que não canta. No fundo é como treinar outros músculos, precisam de ser exercitados regularmente e precisam de recuperação.

“It may take hours, or days, or even weeks to disengage the habits of muscles that are accustomed to locking up as you exhale. But keep working with the exercises and I guarantee that you’ll see progress.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Noto nos primeiros meses que apresento a técnica vocal aos alunos que começam logo a apoiar a voz, a utilizar o ar para cantar, começam a articular a voz de outra forma e a ter uma perceção de como soam nos diferentes registos. Também adquirem muito mais confiança logo nos primeiros meses, e este fator psicológico é muito importante.

Autoconfiança

Considero que cantar é uma exposição muito grande, muitos de nós ficamos inibidos. Mas como nas aulas tem que fazer exercícios e experimentar, isso retira a atenção no eu e coloca a atenção na tarefa, o que diminui a timidez e inibição.

Também a técnica irá trazer-lhe um autoconhecimento da sua voz aprofundado o que lhe traz uma grande confiança pois sabe o que está a fazer. O conhecimento é poder.

Como o seu instrumento faz parte do seu corpo, também deve procurar adquirir alguns hábitos mais saudáveis para a voz. Fazer exercício físico, dormir horas suficientes, beber muita água, ter atenção à forma como utiliza a sua voz na fala, são alguns exemplos de hábitos que a par do estudo da técnica vocal o permitiram chegar ao objetivo mais rápido.

Alimentos para a Voz

Na era da vida saudável todos nós ouvimos conselhos aqui e ali sobre o que tomar ou comer para manter a voz saudável.

Alimentos para a Voz, artigo blog tudo sobre canto da canora Sónia André
Designed by Freepik

Todos nós já fomos aconselhados de alguma forma a beber chá com mel e limão quando estamos doentes da garganta, a beber um copinho de vinho do Porto para aquecer a voz, a dissolver algum rebuçado na boca que irá beneficiar o funcionamento das cordas vocais. Mas será que isto funciona?

Seria necessário um estudo científico aprofundado para comprovar todas as teorias que surgem. No entanto, há coisas que são factos como a ingestão de água.

Água

A hidratação é muito importante para todo o corpo, a voz não é exceção. Atrevo-me a dizer que se quer soar melhor beba mais água.

A água passa por vários órgãos incluindo a garganta, daí o melhor é beber à temperatura ambiente para não ser um choque para alguns órgãos.

A lubrificação resultante de beber água irá proteger as cordas vocais.

“The cords vibrate the whole time you’re speaking or singing, and they even vibrate when you’re asleep and dreaming of talking. All that movement could easily be irritating, but when you taken in enough water, the body can produce the ideal substance: thin, watery phlegm. Like oil in an engine, it keeps friction from damaging the moving parts.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Todos os alimentos que hidratam muito são bons para a voz, a maça hidrata rapidamente, a melancia e o melão também contêm muita água.

Alimentos Anti-inflamatórios e Antioxidantes

O gengibre é anti-inflamatório, todos os alimentos anti-inflamatórios previnem infeções o que é benéfico para a laringe.

O mel é uma fonte de antioxidantes e ajuda no tratamento de sintomas de infeção respiratória.

Cantores que tem muito catarro isto pode ser resolvido com um corte nos lacticínios (iogurtes, queijo, leite). Não está completamente comprovado porque os lacticínios podem ser os responsáveis pelo aumento da secreção produzida pelas vias respiratórias. Mas vale a pena tentar, pois já vi melhorias em vários alunos.

Não é necessário eliminar completamente, mas sim tentar cortar na dose de lacticínios. Para ir buscar o cálcio necessário ao corpo consuma outros alimentos como brócolos, são fantásticos para a voz e resto do corpo.

Um alimento que ajuda com o catarro é o tomate, por isso, a próxima vez que comer pasta em vez de uma quantidade excessiva de mozarela coloque mais molho de tomate 😉

O chazinho antes de cantar, mesmo que não tenha cafeína e açúcar é necessário ter cuidado com a temperatura da água como já foi referido. Não devemos ingerir nada muito quente ou muito frio.

Um chá ou infusão muito referido entre os cantores é o de perpétuas roxas, é muito utilizado para tratar dor de garganta, disfonia (ronquidão), tosse, catarro, nariz entupido. No entanto não é aconselhável a crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou a amamentar. Esta planta tem muitas propriedades medicinais e alguns cantores já a referiram, mas desconhece-se os efeitos colaterais, daí tenho dificuldade em a aconselhar.

Um dos primeiros artigos deste blog foi sobre saúde vocal e lá refiro o que não deve ingerir e muitos outros hábitos que pode incluir na sua vida, não só para beneficiar a sua voz, mas sim todo o corpo.

Em suma, quando se fala de alimentos para a voz, todos estão de acordo na hidratação, logo aposte em alimentos que o irão hidratar. Beba muita água 😊