Idade para Cantar

Muitos defendem que nas artes quanto mais cedo começarmos melhor. Outros acham que já vem tarde.

Este artigo é uma reflexão da minha experiência como professora de canto. Já tive e tenho alunos com as idades compreendidas entre 7 e 75 anos de idade. Sinto-me, primeiro de tudo privilegiada, de conviver semanalmente com gerações tão distintas, e de ter a oportunidade de os orientar na sua jornada musical.

Idade para Cantar artigo Quanto mais cedo melhor! Tudosobrecanto, Blog
Designed by Freepik

Quanto mais cedo melhor!?

A voz é um instrumento em desenvolvimento. Na puberdade a nossa voz muda, atinge o seu desenvolvimento máximo, a nível físico, claro.

Esta mudança para as crianças que começam a cantar muito cedo, pode ser drástica o que é por vezes frustrante e parece que estamos a começar de novo.

Acredito que muitas das técnicas utilizadas para aumentar a tessitura e muitas das peças mais exigentes não devem ser cantadas nesta altura.

“Everyone will eventually have chest, middle, and head voice, but in children perhaps five and under, both boys and girls, it sounds as if only two voices are present. The vocal cords are still changing, and they’re simply not long enough to produce three distinct colorations.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Os conservatórios em Portugal, em média aceitam alunos de Canto com a idade mínima de 10 anos. Em alguns casos fazem uma audição para avaliar a voz.

A voz feminina e masculina na tenra idade tem quase a mesma tessitura, o mesmo alcance vocal. Logo devem interpretar peças talhadas para a voz infantil.

“It seems to the author that the chief difficulty experienced by teachers and instructors of singing, in dealing with children, lies in the assumption, expressed or implied, that their voices are to be treated as we treat the voices of adults – adult women; but the vocal organs of the child differ widely from those of the adult in structure, strength and general character.”

Howard, Francis E. The Child – Voice in Singing: Treated from a Physiological and a Practical Stand. January 9, 2007.

Com isto não quero dizer que as crianças não devem estudar Canto, mas sim que os pais devem ter estes fatores em conta.

O ouvido é uma das partes mais importantes do instrumento e este pode ser e deve ser trabalhado em tenra idade.

Caso a criança demonstre inclinação para a música e desejar que comece o quanto antes, aconselho o Piano. Com o Piano trabalha treino auditivo, coordenação, formação musical (leitura e interpretação desta língua universal). Sem dúvida muitos benefícios, que irão preparar a criança para o Canto ou qualquer instrumento que posteriormente queira aprender.

O importante é a alegria de Cantar, se a sua criança gosta de acompanhar as músicas que ouve, deixe-a experimentar livremente. Isto é o mais benéfico de tudo. No fundo ela está a aprender a brincar.

Quando tenho alunos novinhos e normalmente só aceito a partir dos oito anos para o Canto, não uso técnicas que uso com os adultos. Trabalho muito o ouvido (treino auditivo) deles,  o estilo e improvisação e impulsiono-os a descobrir novas canções e cantores para admirar.

Ainda vou a tempo! idade para cantar. Blog Tudo sobre Canto
Designed by Freepik

Ainda vou a tempo?

Com as vozes mais maduras como se ouve que se deve começar cedo num instrumento musical, muitas pessoas têm este complexo e acham que já vem tarde.

Penso que nunca é tarde, desde que faça todo o sentido para si cantar.

Como é um instrumento musical que faz parte do nosso corpo, se não tem nenhum impedimento de saúde para o fazer, marque a sua primeira aula.

Pelo contrário, lhe trará saúde. Irá trabalhar os órgãos articuladores o que lhe permite ter uma boa dicção, uma voz colocada e apoiada irá permitir-lhe comunicar melhor sem nenhum esforço. Prolongar a ‘vida’ da sua voz.

Há incontáveis estudos neurológicos sobre os benefícios da prática musical, irá aumentar a sua concentração, melhorar a sua memória. E sem dúvida que quando estuda um instrumento passa a ouvir a música de outra forma, tudo se acentua.

Já para não falar dos benefícios psicológicos. A sabedoria popular já nos diz: “Quem canta seus males espanta!”

Para mim é uma prática de transmissão de energia, canalizar as nossas emoções da forma mais bela possível. Mas eu sou suspeita!

Como cantar notas agudas sem dificuldade?

No início dos meus estudos musicais cantava músicas que não eram para mim! Sempre que a música subia tinha dificuldade em atingir as notas agudas com facilidade e liberdade. Não eram para mim porque, não possuía ainda as ferramentas necessárias. Todos nós queremos alcançar essa liberdade principalmente no registo de cabeça.

cantar notas agudas com facilidade, sem dificuldade artigo Tudo sobre Canto
Designed by Freepik

A voz é um conjunto de órgãos e músculos que trabalham em perfeita sintonia. Com este artigo irá perceber porque temos dificuldade em cantar algumas notas agudas e como libertar a sua voz.

Porque temos dificuldade em cantar agudos?

A verdade é que não sabemos como o fazer porque não utilizamos esse registo na fala.

Falamos sempre com o registo mais grave da nossa voz e não utilizamos muitas notas para falar. Ao contrário, no canto temos um alcance de notas bem maior. Em média duas oitavas e meia, sustemos vinte notas. Logo, no canto a extensão vocal é muito maior que na fala.

As cordas vocais mudam de configuração de registo para registo.

Pode imaginar que é como um fecho. No registo de cabeça (conjunto de notas mais agudas da sua escala) as cordas vocais estão completamente esticadas. Assim não é necessária uma quantidade de ar excessiva para as fazer vibrar. É um dos erros mais frequentes a utilização excessiva do ar para cantar.

Abra a boca!

A partir do registo médio tem que mudar o molde das palavras para um molde mais largo. A vogal tem mais espaço. Este espaço é necessário para colocar a voz e amplifica-la. O espaço é obtido com o relaxamento do queixo, garganta e língua.

“High notes should be light and relaxed compared to the growly, compressed lower notes. The feeling in my head is one of controlled breathing.”

Harry Conklin, Jag Panzer

“Your tongue should be as flat as it can and you’re probably going to open your mouth more on the high notes.”

James Labrie, Dream Theater

Martin, Bill – Pro Secrets of Heavy Rock Singing: Supersonic Highs. Published in the UK by SMT, 2003. ISBN: 1-86074-437-0. p.21 e 22.

Fatores psicológicos.

Todos nós pensamos que as notas agudas estão no teto. E quando estamos a olhar para o teto, levantamos a cabeça. Isto é um erro porque consequentemente estamos a levantar a laringe o que dificulta a extensão das cordas vocais e tranca o maxilar não permitindo o tal espaço. Logo, pense nas notas como no piano na horizontal está a andar para o lado e não para cima.

“I teach opera singers the same way that I teach everyone else: everyone even high operatic sopranos, starts with chest and middle before moving to head. Those lower parts of the range create the perfect foundation for a head voice that is full and strong, with powerful resonances. You must climb this ladder one step at a time, without skipping rungs and without neglecting any portion of your voice.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Não salte etapas!

Alongue aos poucos e devagar. É como fazer a espargata. Tenho a certeza que não vai agora de repente fazê-la sem ter obtido a flexibilidade necessária. Com a voz é igual vai conquistando notas no registo de cabeça aos poucos. E é preferível assim porque está a aprender a coordenar vários órgãos e músculos para o fazer da forma correta.

 

Como praticar?

  1. Para cantar agudos com liberdade deve ter a respiração diafragmática- intercostal dominada, para ter um excelente apoio, para a voz. Isto é o pilar.

 

  1. Deve trabalhar exercícios vocais com dinâmica, uma oitava e meia de intervalo, para subir e descer de forma considerável em cada esquema melódico. Lembre-se vamos conquistando essas notas com conforto.

 

  1. Deve fazer exercícios vocais com vogais para dominar os articuladores, maxilar, língua, queixo e palato. Isto irá treinar os músculos articuladores e obter espaço na região aguada da sua voz.

 

  1. Fazer os exercícios em frente a um espelho para monitorizar se olha para o teto e sobe a cabeça, se está a obter espaço na boca relaxando o queixo e a língua, no registo médio e de cabeça.

 

Em tudo o que queremos progredir devemos ser consistentes. Logo, deve aplicar estas técnicas regularmente e com a compreensão que está a tentar dominar um instrumento musical que está dentro do seu corpo.

Vibrato

Não vamos confundir vibrato com uma voz trémula. Muitas vezes é o que acontece quando queremos produzir um vibrato.

Neste artigo vai perceber o que é o vibrato e como pode ativar este efeito tão usado em todos os estilos musicais.

Vibrato, blog tudo sobre canto da cantora Sónia André
Designed by Freepik

O que é o Vibrato?

O vibrato é um efeito sonoro, a nota oscila de altura (afinação) e na intensidade.

A palavra oscilação faz-nos pensar em movimento, no fundo é como se movimentasse essa nota para cima e para baixo. A energia que move a nota é o ar. Quando conseguimos harmonizar todos estes mecanismos para o vibrato, temos um som ondulado, muito agradável.

“What makes vibrato sound good – and bad. The fascinating thing about vibrato is that it is great for the cords, since it is a product of a perfect amount of tension, and it only sounds right when you’re producing it at the right speed – five or six vibrations per second. Too fast and you sound like Belinda Carlisle of the Go-Go’s or Stevie Nicks.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Já quando produzimos uma voz trémula, considerada um ‘defeito na voz’, estamos a mover a nota com força muscular, principalmente nos articuladores. Essa voz como é apoiada da forma incorreta não tem ressonância e como está a tentar controlar a ondulação com os articuladores, perde o controle também da afinação.

Muitos cantores encontraram o caminho para o vibrato sozinhos, no entanto, muitos executam erradamente. Podemos observar isso quando os cantores movem muito o queixo, como refere Roger Love na citação abaixo.

“Have you ever seen singers shaking their lower jaws up and down in pursuit of vibrato? Whitney Houston is quite famous for this, and a number of other prominent singers use this technique to get the sound, but it’s dangerous. It creates a huge amount of tension in the Throat, and the constant movement of the jaw makes the powerful jaw muscles tense. Some of them are connected to the larynx, and when they overwork, they can raise the larynx and partially close the back of the throat.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

 

Exercícios para ativar o seu vibrato:

  1. Memória do som: este exercício irá ensinar o seu cérebro a perceber a altura da oscilação. Vamos oscilar entre duas notas com uma distância de meio tom, que é a distância mais pequena entre duas notas na música ocidental. Figura 1: partitura com a representação do exercício oscilação entre mi e fá.

Pode usar diferentes vogais para criar este efeito. Vamos começar com a vogal (i).

Faça lentamente e depois aumente a velocidade o mais que puder. Execute o mesmo exercício com todas as vogais;

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.

Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 vibrato. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.
Fonte: André, Sónia. Partitura do exercício 1 “Memória do som”. Criado no Musicscore. 30 de novembro, 2024.
  1. Apoio (respiração): Coloque as duas mãos cerradas, uma por cima da outra, no centro da parede abdominal, logo abaixo da linha do peito. Inspire pelo nariz lentamente o máximo de ar até ter o diafragma e os intercostais em posição. Vai cantar a vogal (i), e com as mãos dar pequenos impulsos na parede abdominal criando assim diferentes intensidades e ondulando o som.

Crie o mesmo efeito só com as mãos abertas pousadas na parede abdominal. A ideia é conseguir ativar os músculos diafragma e intercostais sem a ajuda das mãos para criar o mesmo efeito de oscilação de intensidade da nota.

Produza o mesmo som, agora ‘sem mãos’.

 

  1. Velocidade: Faça um movimento como se fosse cumprimentar alguém, agora oscile a mão para cima e para baixo rapidamente enquanto sustem a vogal (i). A ideia é sincronizar as oscilações da nota com o movimento do braço. Concentre-se na sua garganta irá sentir a oscilação da nota principalmente aí (pressão do ar).

 

  1. Suster e oscilar: Escolha uma nota confortável para si. Uma vogal qualquer, por exemplo um (a), e inspire lentamente até colocar os músculos, diafragma e intercostais em posição. Vamos agora suster a nota, criando uma linha contínua e no fim irá oscilar agora de afinação e intensidade.
Representação gráfica do vibrato, blog tudo sobre canto
Designed by Freepik

“The main reason vibrato ever feels natural is related to speed. Early on, your vibrato is likely to be too fast or to slow, but as you get used to playing with it, the air and cords find the perfect relationship, and the cords find the perfect tension. At the point, vibrato just happens – and you’ll feel as though you were born with it.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Note que pode ondular a nota assim que ela nasce ou pode fazê-lo no final da suspensão.

Para mim, isto é uma questão estética, logo experimente das duas formas, e expresse-se da forma que sentir que faz sentido para si.

Colocação

Com a palavra colocação pressupõe-se que a voz tem que estar em algum sítio. Mas onde é que a voz está !? quando dizemos que temos uma voz colocada.

Colocação no canto, blo tudo sobre canto da cantora Sónia André
Designed by Freepik

A voz acontece assim que o ar passa pelas cordas vocais e as faz vibrar, e com essa energia se desloca. Mas para onde? A colocação está ligada à ressonância. O som só se amplifica, se estiver num determinado sítio.

“What is called “placing the voice” or “tone production” or “focusing the voice” is, as already stated in the previous chapter, chiefly a matter of resonance, of control of the resonator. Now vocalization is largely vowelization, and vocal tones are a complex of sound and resonance.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.141

Se conseguirmos colocar uma determinada gama de sons (qualidade de sons, graves, médios, agudos) na sua cavidade de ressonância para se amplificarem, estamos a colocar a voz.  😊

“In a musical tone of rich quality, the overtones just indicated are present in their fullness, while tone that is weak and thin is made so by the absence or weakness of the overtones. I have stated that the quality of a tone depends on the form of its vibrations, and that the form of its vibrations is determined by the character of the resonator.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.163

Como fazemos para colocar a voz?

Para tudo no canto temos que usar muito bem os nossos ouvidos para perceber se o som se amplifica ou se é seco. Pode e deve gravar-se e treinar o ouvido para perceber isto.

“The training of the ear is one-half of the training of the voice.”

Fillebrown, Thomas – Resonance in Singing and Speaking: Illustrated Edition. Dodo  Press, August 29, 2006. p.166

Depois deve ter a sensação de onde se encontra a vibração do som. No registo de peito deve sentir a vibração no peito. No registo médio deve sentir a vibração nos dentes, e no registo de cabeça na cavidade nasal, na cara, próximo do nariz.

Agora que sabemos a sensação quando a voz está colocada nos diferentes registos, devemos pensar em direcciona-la.  Eu penso que estou a atirar o som para três pontos. No registo de peito para trás dos dentes inferiores, no registo médio para o meio da boca e no registo de cabeça para trás dos dentes superiores.

“In a general way it can be said that the medium tones of the voice have their focusing point in the middle part of the palate, the lower tones coming nearer to the teeth to be centralized and the high notes arch at the back of the mouth and going out, as it were, through the crown of the head.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Uma vez vi também no método de uma vocal coach, a criadora do método “The Zen of Screaming” Melissa Cross o uso de um lápis à frente da boca para o mesmo efeito.  Fiz o paralelismo com os pontos de referência que já usava, mas agora com este elemento visual que ajuda a direcionar o som.

Se cantar para baixo do lápis está a colocar a voz nas cavidades de ressonância inferiores (voz de peito), se cantar direto para o lápis está a colocar a ressonância na cavidade oral (voz média), e se cantar para cima do lápis está a colocar a voz nas cavidades superiores (voz de cabeça).

A produção de um som colocado resulta da perfeita sincronização de todas as partes. O melhor indicador é a leveza e a facilidade que vai sentir ao produzir este som cheio de harmónicos.

Quanto tempo demora a aprender a Cantar?

É uma questão que todos os cantores se colocam de tempos em tempos. Alguns acham que é inato, que a pessoa nasce com esse talento. A verdade é que todos nós temos vícios que nos impedem de cantar livremente. A boa notícia é que qualquer pessoa pode aprender a cantar ou melhorar a sua técnica vocal.  😉

Quanto tempo vou demorar a aprender a cantar, blog tudo sobre canto de Sónia André
Designed by Freepik

O tempo que vai demorar depende de quatro fatores: motivação, formação, consistência e autoconfiança.

Motivação

Na primeira aula faço sempre esta pergunta: Porque deseja aprender a Cantar? Alguns alunos ficam um pouco perplexos com a pergunta pois já é a sua profissão. Já cantam há vários anos. Depois com uma ajudinha chegamos ao centro da questão e tudo se resume ao facto de sentirem que podem fazer mais e melhor.

Ter bem definidos os seus objetivos irá permitir-lhe ter uma curiosidade imensa pela técnica e tentar novas soluções para as limitações que encontra.

Formação

Para mim sem dúvida que o primeiro passo é procurar um professor/a. Pois com as aulas irá estar sempre motivado a fazer exercícios vocais, a cuidar da sua saúde vocal e será monitorizado por um especialista com o ouvido treinado para detetar o que está a fazer de errado e apresentar-lhe soluções.

“Mary Elizabeth Burns? Ray: Yeah. So, I took lessons from her like maybe two weeks, mainly because of the fact that I was throwing my voice out all the time.”

Martin, Bill – Pro Secrets of Heavy Rock Singing: Ray Alder. Published in the UK by SMT, 2003. ISBN: 1-86074-437-0

Muitos cantores tem uma expressividade muito interessante, mas uma técnica vocal insuficiente.

“Pavarotti, after singing for many years, was world-famous and starring in the most challenging roles ever written for the tenor voice. Yet he felt that something was missing from his technique. He’d sing like an angel one day, and the next he’d be able to perform but without the spark or the stamina.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Consistência

O tempo que demora depende de o quanto quer cantar melhor. Quanto mais investir tempo e atenção em esta atividade mais resultados e mais rapidamente irá conseguir atingir uma técnica que lhe permita cantar como deseja.

“Can you skip the work and the struggle and cut straight to style? Nope. It just doesn’t happen that way. You need to lay the best foundation you can. We never know when or where all the work we’ve done will fall into place, but I assure you it does, and the results are magical.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Na minha opinião deve incluir cerca 15 minutos no máximo de exercícios vocais no seu dia, e exercícios de respiração. Sendo que, os exercícios vocais não devem ser realizados de manhã pois a voz demora em média três horas a acordar depois de você acordar.

Também deve incluir dias de repouso na sua semana. Dias em que não canta. No fundo é como treinar outros músculos, precisam de ser exercitados regularmente e precisam de recuperação.

“It may take hours, or days, or even weeks to disengage the habits of muscles that are accustomed to locking up as you exhale. But keep working with the exercises and I guarantee that you’ll see progress.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Noto nos primeiros meses que apresento a técnica vocal aos alunos que começam logo a apoiar a voz, a utilizar o ar para cantar, começam a articular a voz de outra forma e a ter uma perceção de como soam nos diferentes registos. Também adquirem muito mais confiança logo nos primeiros meses, e este fator psicológico é muito importante.

Autoconfiança

Considero que cantar é uma exposição muito grande, muitos de nós ficamos inibidos. Mas como nas aulas tem que fazer exercícios e experimentar, isso retira a atenção no eu e coloca a atenção na tarefa, o que diminui a timidez e inibição.

Também a técnica irá trazer-lhe um autoconhecimento da sua voz aprofundado o que lhe traz uma grande confiança pois sabe o que está a fazer. O conhecimento é poder.

Como o seu instrumento faz parte do seu corpo, também deve procurar adquirir alguns hábitos mais saudáveis para a voz. Fazer exercício físico, dormir horas suficientes, beber muita água, ter atenção à forma como utiliza a sua voz na fala, são alguns exemplos de hábitos que a par do estudo da técnica vocal o permitiram chegar ao objetivo mais rápido.

Alimentos para a Voz

Na era da vida saudável todos nós ouvimos conselhos aqui e ali sobre o que tomar ou comer para manter a voz saudável.

Alimentos para a Voz, artigo blog tudo sobre canto da canora Sónia André
Designed by Freepik

Todos nós já fomos aconselhados de alguma forma a beber chá com mel e limão quando estamos doentes da garganta, a beber um copinho de vinho do Porto para aquecer a voz, a dissolver algum rebuçado na boca que irá beneficiar o funcionamento das cordas vocais. Mas será que isto funciona?

Seria necessário um estudo científico aprofundado para comprovar todas as teorias que surgem. No entanto, há coisas que são factos como a ingestão de água.

Água

A hidratação é muito importante para todo o corpo, a voz não é exceção. Atrevo-me a dizer que se quer soar melhor beba mais água.

A água passa por vários órgãos incluindo a garganta, daí o melhor é beber à temperatura ambiente para não ser um choque para alguns órgãos.

A lubrificação resultante de beber água irá proteger as cordas vocais.

“The cords vibrate the whole time you’re speaking or singing, and they even vibrate when you’re asleep and dreaming of talking. All that movement could easily be irritating, but when you taken in enough water, the body can produce the ideal substance: thin, watery phlegm. Like oil in an engine, it keeps friction from damaging the moving parts.”

Love, Roger with Frazier, Donna – Set Your Voice Free. LITTLE, BROWN AND COMPANY, sd. Boston New York London. ISBN 0-316-44179-!

Todos os alimentos que hidratam muito são bons para a voz, a maça hidrata rapidamente, a melancia e o melão também contêm muita água.

Alimentos Anti-inflamatórios e Antioxidantes

O gengibre é anti-inflamatório, todos os alimentos anti-inflamatórios previnem infeções o que é benéfico para a laringe.

O mel é uma fonte de antioxidantes e ajuda no tratamento de sintomas de infeção respiratória.

Cantores que tem muito catarro isto pode ser resolvido com um corte nos lacticínios (iogurtes, queijo, leite). Não está completamente comprovado porque os lacticínios podem ser os responsáveis pelo aumento da secreção produzida pelas vias respiratórias. Mas vale a pena tentar, pois já vi melhorias em vários alunos.

Não é necessário eliminar completamente, mas sim tentar cortar na dose de lacticínios. Para ir buscar o cálcio necessário ao corpo consuma outros alimentos como brócolos, são fantásticos para a voz e resto do corpo.

Um alimento que ajuda com o catarro é o tomate, por isso, a próxima vez que comer pasta em vez de uma quantidade excessiva de mozarela coloque mais molho de tomate 😉

O chazinho antes de cantar, mesmo que não tenha cafeína e açúcar é necessário ter cuidado com a temperatura da água como já foi referido. Não devemos ingerir nada muito quente ou muito frio.

Um chá ou infusão muito referido entre os cantores é o de perpétuas roxas, é muito utilizado para tratar dor de garganta, disfonia (ronquidão), tosse, catarro, nariz entupido. No entanto não é aconselhável a crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou a amamentar. Esta planta tem muitas propriedades medicinais e alguns cantores já a referiram, mas desconhece-se os efeitos colaterais, daí tenho dificuldade em a aconselhar.

Um dos primeiros artigos deste blog foi sobre saúde vocal e lá refiro o que não deve ingerir e muitos outros hábitos que pode incluir na sua vida, não só para beneficiar a sua voz, mas sim todo o corpo.

Em suma, quando se fala de alimentos para a voz, todos estão de acordo na hidratação, logo aposte em alimentos que o irão hidratar. Beba muita água 😊

 

Emoções descontroladas

Da mesma forma que um artista deve expressar as suas emoções através da arte também deve ter algum controle sobre elas. Com algumas emoções perdemos o controle da respiração, o queixo fica preso, a voz falha, e daí efeito dominó.

Artigo Controlar Emocoes para Cantar 06.10.2024
Designed by Freepik

“A singer’s mind must control all of her feelings if it is going to control her voice. She must be able to even to surmount a feeling of illness or stage fright and to control her vocal apparatus, as well as her breath, no matter what happens.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Um vocalista deve ser consciente, concentrado e flexível. Ajuda por vezes numa performance construir uma personagem. Lembro-me agora de David Bowie, um dos meus artistas preferidos. Ele era um camaleão, criou várias personagens em palco. Era um performer brilhante.

Criar uma personagem, pode ser uma solução quando as emoções interferem com a sua técnica e deixa de conseguir se expressar plenamente através da sua arte.

“You must be able to make informed, appropriate decisions for any given circumstance. Any way you choose to approach performance, the secret is that you must have the technique and taste to pull it off. Don’t allow yourself to be at a mercy of a lack of control of your instrument or lack of knowledge about the form and content of the music. “

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

Quando o cantor domina todos os aspetos técnicos consegue colocar ‘as boas emoções’ a funcionar a seu favor. Consegue se identificar com a letra, a música e transmitir emoções ao público.

A ansiedade de se apresentar ao vivo muitas vezes é benéfica quando não interfere com a sua habilidade de cantar. Podemos trocar a palavra ansiedade por entusiasmo e tudo muda. Ter a capacidade de mudar a sua perspectiva é muito importante.

“A little anxiety can, in fact, help by adding energy to the show, but when it gets in the way of your ability to function effectively you need to learn some tools to help you cope with it.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

A preparação é tudo! Deve conhecer muito bem a música que está a interpretar, as palavras, o arranjo, o ritmo, as notas que está a dar. Depois as emoções, o que lhe diz essa canção porque a escreveu ou porque a interpreta.

Após este trabalho deve ensaiar, ensaiar, ensaiar, até conseguir ser essa canção que interpreta.

The best way to lose such depression is to practice. Practicing the long scale, being careful to use the different registers, as described later, will almost invariably even out the voice and clear out the head if continued long enough, and will enable the singer to overcome nervous or mental depression as well.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Durante os ensaios deve perceber, que sempre que fica ansioso, e perde o tempo, ou começa a respirar de forma insuficiente, são sinais que ainda não domina as ‘emoções’, as que interferem de forma negativa com a sua arte.

“There are examples of famous singers who never got over their stage fright, Barbara Streisand and Ella Fitzgerald to name just two, but they still had wonderful careers. It is part of the journey, and you must learn to deal with it.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

Aposte em exercícios de relaxamento, respiração e articulação. O sistema nervoso afeta muito a nossa capacidade de respirar e de articular as palavras.

“Learn to be aware of what your body is telling you. Do you feel panic, shortness of breath, dry mouth, fluttering heart, “butterflies”, or tense muscles? Most importantly, notice what that little voice in your head is screaming at you: “Oh God, why am I here? I can’t sing, they will hate me, everybody will laugh, I’m gonna blow it”, etc. This is where you must learn to focus and calm yourself.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

O medo de ser julgado, de falhar, ser ridicularizado, ou sentir-se uma fraude, são problemas complexos a ser tratados com autoconfiança. Penso que fazendo e provando a nós mesmos que conseguimos, é uma das melhores coisas para desenvolver autoconfiança. Ter a coragem de fazer mesmo com medo.

Devemos estar perfeitamente cientes das nossas capacidades e as aulas de Canto fazem com que tenha um autoconhecimento da voz muito grande e isso irá desenvolver a sua confiança. Também deve focar-se nos seus pontos fortes, aquilo que já faz bem.

Controle das emoções em palco artigo
Designed by Freepik

Uma questão que me ajudou muito com o medo do palco foi pensar que as pessoas estavam ali pela música que eu estava a produzir, e não por mim. Ou seja, o foco não era eu, mas sim a música, aí eu também mudei o meu foco.  Agora estou viciada em apresentações ao vivo, é onde sinto uma energia incrível que flui para o ouvinte, é onde partilho a minha arte. 😊

 

Domínio da língua e flexibilidade do queixo para Cantores

As dificuldades de articulação no Canto muitas vezes se prendem com o domínio da língua e a flexibilidade do queixo. Existem diferenças na forma como movemos estes músculos na fala e no canto.

Domínio da língua e flexibilidade do queixo para Cantores

Língua

A língua na fala move-se de forma curta e rápida e a cantar encontra-se pousada e relaxada na base da boca, executando rapidamente algumas consoantes e relaxando para as vogais logo de seguida.

“The tongue is veritable stumbling block in the path of the singer.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Conseguir essa posição relaxada irá permitir ganhar espaço na zona da garganta. Nessa zona a língua às vezes transforma-se quase numa bola e tapa a saída do som “a hot potato tone”, anulando grande parte da ressonância natural.

Existem muitos exercícios para o domínio da língua. Muitos deles ligados à dicção isto irá permitir controlar este músculo e articular as palavras a cantar de uma forma muito mais relaxada e eficaz.

Queixo

Outro defeito comum dos cantores é não abrir a boca, ou abrir da forma errada. Passo a explicar, a forma correta de abrir a boca é ganhar espaço deixando o queixo descer, relaxando a língua em simultâneo e abrindo assim a garganta, no registo de cabeça.

“However, for a beginner it is as well to practice opening the mouth wide, being sure to lower the jaw at the back. Do this many times a day without emitting any sound merely to get the feeling of what an open throat is really like.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Para sincronizar todos estes músculos,  língua, queixo, garganta, palato mole, temos que fazer exercícios vocais com escalas. Assim, iremos perceber as mudanças necessárias para cada registo.

De notar que no registo de peito temos pouco espaço na boca. Assim que começamos a entrar na voz média ocorrem alterações nestes quatro elementos ( língua, queixo, garganta, palato mole), que se amplificam ainda mais na voz de cabeça. Não podemos manter a posição que temos na voz de peito durante toda a escala porque vamos arrastar o peso das notas graves para os registos mais leves 😉

“The pure head tone sounds small and feeble to the singer herself, and she would rather use the chest quality, but the head tone has the piercing, penetrating quality which makes it tell in a big hall, while the middle register, unless used in its right place, makes the voice muffled, heavy and lacking in vibrancy. Though to the singer the tone may seem immense, in reality it lacks resonance.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Na fala também acontece este defeito do queixo preso, quando mais flexível mais fácil fica articular as palavras com uma gama de sons maior, enriquecendo a voz natural.

“I have notice great many actors and actresses in America who speak with jaws tightly closed, or at least closed to such an extend that only the smallest emission of breath is possible.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Para ter mais facilidade a dominar o queixo e a língua penso em moldar o som. Esta palavra moldar elimina na minha cabeça todas as tensões inconscientes que penso ter que fazer com a palavra articular.

Moldar para mim é constituir uma postura confortável antes de o som chegar à boca. Este foi um dos pensamentos que permitiu-me evoluir muito no apoio e articulação no canto assim como na passagem dos registos.

Utilizar o Ar para Cantar

A maior parte dos cantores que frequentam as minhas aulas não tem dificuldade em aprender a respiração diafragmática- intercostal, no entanto encontram sempre dificuldade em aplicar o ar à voz. Ou seja, transformar um fluxo de ar em som, utilizar eficazmente o ar para fazer as cordas vocais vibrarem.

Usar o ar para Cantar, Blog de Canto de Sónia André
Designed by Freepik

Luisa Tetrazzini foi uma grande soprano Italiana e mestra da voz, ela conta uma história muito interessante sobre este assunto no livro “The art of Singing”.

“A girl came to see me once whose figure was really entirely out of proportion, the lower part of the lungs having been pressed out quite beyond even artistic lines.

“You see, madam,” she exclaimed, “I have studied breathing. Why, I have such a strong diaphragm I can move the piano with it! And she did go right up to my piano and, pushing on this strong diaphragm of hers, moved the piano a fraction of a inch from its place.

I was quite aghast. I had never met such an athletic singer. When I asked her to let me hear her voice, however, a tiny stream of contralto sound issued from those powerful lungs.

She had developed her breath capacity, but when she sang, she held her breath back. “

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

A impossibilidade de atacar notas agudas devido a um deficitário apoio respiratório leva a vozes fatigadas por compensar com músculo tudo aquilo que os músculos respiratórios não estão a fazer.

“Never for a moment sing without this apoggio, this breath prop. Its development and its constant use mean a restoration of sick or fatigued voices and the prolonging of all one’s vocal powers into what is wrongly called old age.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

A solução

É importante dedicar-se ao estudo da respiração com som e sem som. Com isto quero dizer que há exercícios para aumentar a consciência do movimento do diafragma e dos intercostais, assim como vocalizos mais direcionados para a utilização do ar para produzir som.

Um dos exercícios vocais mais utilizados e que considero extremamente eficaz para o efeito é a vibração de lábios (Brrrrr). Todos os meus alunos conhecem este exercício.

Este exercício obriga a um fluxo de ar constante para fazer vibrar os lábios e ao mesmo tempo está a produzir som, logo está a fazer as cordas vocais vibrarem com o ar.

Primeiro exercício vocal do vídeo abaixo 😉

Respeitar o Tempo

Os cantores de todos os músicos são os que tem a reputação de ter mais dificuldade em respeitar o tempo. Normalmente isto tem haver com o tempo de inspiração e a gestão eficiente do ar.

Respeitar o tempo, cantores com problemas ritmicos, blo de canto de Sónia André
Designed by Freepik

“There are many singers who cannot or will not count the time properly. There are those who sing without method, who do not fit their breathing, which is really the regulator of vocal performance, to the right periods, and who consequently are never in time.

(…) The rest, above all, should be carefully observed in order to have sufficient opportunity to get a good breath and prepare for the next phrase.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

O tempo é a moldura, não podemos sair da moldura e dá para expressar tudo ali, se compreendermos onde estão os limites.

“The right accents in music depend very much on the exact time. Tone artists, while still making all their desired “effects” an apparent freedom of style and delivery, nevertheless do not ever lose sight of the time. Those who do are usually apt to be amateurs and are not to be imitated.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Soluções

Muitas vezes inspiramos no tempo forte, ou seja, o primeiro tempo e não é possível cantar pois o tempo forte já seria tempo de dar a nota.

Outra questão tem haver com o seu sentido rítmico. Faça o teste, coloque a sua música preferida e tente contar até 4 enfatizando o número 1.

Se não conseguir tente bater palmas de uma forma natural ao longo da música, isto irá obriga-lo/a a manter um ritmo estável pois terá a perceção que está fora do tempo. Depois tente cantar enquanto bate as palmas.

Um cantor deve estudar formação musical pois a voz é um instrumento. Devemos aprender os tipos de compassos que existem, o valor das figuras musicais e depois, fazer exercícios ritmicos entoados.

Uma vez um colega, professor de piano, disse-me que o elemento mais importante da música era o ritmo, a divisão do tempo. Só pensei nisto com mais profundidade nessa altura. Se usarmos a mesma melodia ou até harmonia e lhe atribuir-mos um ritmo diferente temos uma músia diferente.

Quando estou a estudar uma canção faço sempre o exercício de perceber onde devo inspirar para que não me falte ar para executar seja o que for.

No canto o ritmo está ligado à métrica das palavras, ou seja, normalmente faz sentido com a métrica natural das palavras.

Também é interessante para quem tem dificuldades com o ritmo testar diferentes esquemas de tempo de respiração numa canção, até perceber qual o mais eficaz e daí trabalhar a memória muscular.

Pode aperfeiçoar esta questão sempre que está a ouvir música tente focar a sua atenção num só instrumento, por exemplo no baixo, no teclado. Com isto está a treinar o seu ouvido para reconhecer as diferentes divisões de tempo realizadas pelos vários instrumentos.