5 coisas indispensáveis para gravar a sua Voz em casa

Criar um espaço onde é só carregar ‘REC’ e começar a gravar, é o ideal para que sempre que está a estudar ou tiver uma ideia, não ter que passar por mil e um processos só para começar a gravar.

Gravar voz em casa
Designed by Freepik

A início o meu estúdio era ao lado da minha cama, e era constituído por um gravador de cassetes, um amplificador para a guitarra e um microfone dinâmico. Mas essa ideia de ter tudo apostos para estudar e ensaiar é que me permitiu evoluir.

Este artigo contém links de afiliado, incluindo Amazon Associates links, e eu posso receber uma pequena comissão se fizer alguma compra por algum destes links. Isto é sem nenhum custo extra para si e ajuda-me a manter este site a funcionar. Grata desde já!

1ª Coisa – Computador

Hoje em dia tudo é digital e a máquina que vai usar para gravar é o PC. Eu tenho um PC com bastante memória e capacidade, pois isso permite-me operar com alguns programas de música bem ‘pesados’.

Numa fase inicial gravava com um portátil que não tinha muita memória e capacidade. Era o portátil que utilizava na faculdade. Já estava num estado crítico e estava sempre a falhar a meio das gravações. Por essa razão aconselho-o a adquirir um computador rápido e com muita memória, estes dois fatores são os mais importantes.

2ª Coisa – Interface de Áudio

O que é um Interface de Áudio, é a máquina que irá permitir transformar o som numa linguagem percetível para o seu PC.

Eu uso o Focusrite Scarlett Solo (3rd Gen) USB, e aconselho pela sua facilidade de utilização. Este possui uma ligação USB que irá conectar ao seu PC. Depois tem duas entradas, uma para o seu micro e outra para um instrumento, pode ser uma guitarra ou um teclado, por exemplo.

Caso esteja a pensar nisso, consegue gravar os dois em simultâneo (o instrumento e a sua voz).

5 coisas para gravar voz em casa
Designed by Freepik

3ª Coisa – Um microfone Condensador

Este tipo de microfone é específico para gravar, pois a sua única função é captar a sua voz.

Os micros dinâmicos já não foram feitos para esta função, mas sim para atuações ao vivo, para amplificar a sua voz. Daí a necessidade de os microfones de estúdio de serem condensadores.

Eu uso este AKG Pro Audio Condenser Microphone. Gosto muito do timbre deste micro e acho um bom negócio em relação ao preço qualidade.

Irá necessitar de um tripé para o micro. Eu prefiro cantar de pé, logo comprei um tripé bem estável, pois este tipo de micro é mais pesado.

Adquiri também um filtro, fácil de aplicar no tripé para colocar à frente do micro. Isto permite eliminar a força de algumas consoantes.

Irá necessitar também de um cabo de microfone para ligar o micro ao Interface de Audio. Eu utilizo este cabo de microfone.

material para se gravar em casa
Designed by Freepik

4ª Coisa –Software “DAW – DIGITAL AUDIO WORKSTATIONS”

Eu uso o Pro Tools, porque é o programa mais usado por todos os produtores e engenheiros de som. Quando adequiri o Interface de Áudio este vinha com o Pro Tools First incluído, que é uma versão de iniciação gratuita. Assim que adquire o equipamento pode instalar este Pro Tools First no seu computador e está pronto.

No entanto, existem muitos softwares pode testar e descobrir qual o que é mais fácil para si de operar. Muito deles tem tutoriais completos gratuitos tanto nos sites da marca como no Youtube.

5ª Coisa – Auriculares de Estúdio

Para gravar voz deve fazê-lo com auriculares de estúdio. Ando a namorar estes 😉 Beyerdynamic . Mas, existe uma quantidade enorme de marcas a todos os preços e para começar basta ter uns.

Vai perceber que estes auriculares são bem mais caros e volumosos que os correntes isto deve-se à sua tecnologia. Sem dúvida que quando ouvir música com este tipo de auriculares não quererá outros.

Os auriculares são para mim indispensáveis porque, quando está a captar voz com o micro condensador não pode ter ruído no ambiente, pois o micro capta tudo. Daí utilizar os auriculares para ouvir o instrumental e em simultâneo ouvir a sua voz.

Por alguma razão sinto que devia ter feito este artigo antes do Natal 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *