Com a palavra colocação pressupõe-se que a voz tem que estar em algum sítio. Mas onde é que a voz está !? quando dizemos que temos uma voz colocada.
A voz acontece assim que o ar passa pelas cordas vocais e as faz vibrar, e com essa energia se desloca. Mas para onde? A colocação está ligada à ressonância. O som só se amplifica, se estiver num determinado sítio.
“What is called “placing the voice” or “tone production” or “focusing the voice” is, as already stated in the previous chapter, chiefly a matter of resonance, of control of the resonator. Now vocalization is largely vowelization, and vocal tones are a complex of sound and resonance.”
Se conseguirmos colocar uma determinada gama de sons (qualidade de sons, graves, médios, agudos) na sua cavidade de ressonância para se amplificarem, estamos a colocar a voz. 😊
“In a musical tone of rich quality, the overtones just indicated are present in their fullness, while tone that is weak and thin is made so by the absence or weakness of the overtones. I have stated that the quality of a tone depends on the form of its vibrations, and that the form of its vibrations is determined by the character of the resonator.”
Como fazemos para colocar a voz?
Para tudo no canto temos que usar muito bem os nossos ouvidos para perceber se o som se amplifica ou se é seco. Pode e deve gravar-se e treinar o ouvido para perceber isto.
“The training of the ear is one-half of the training of the voice.”
Depois deve ter a sensação de onde se encontra a vibração do som. No registo de peito deve sentir a vibração no peito. No registo médio deve sentir a vibração nos dentes, e no registo de cabeça na cavidade nasal, na cara, próximo do nariz.
Agora que sabemos a sensação quando a voz está colocada nos diferentes registos, devemos pensar em direcciona-la. Eu penso que estou a atirar o som para três pontos. No registo de peito para trás dos dentes inferiores, no registo médio para o meio da boca e no registo de cabeça para trás dos dentes superiores.
“In a general way it can be said that the medium tones of the voice have their focusing point in the middle part of the palate, the lower tones coming nearer to the teeth to be centralized and the high notes arch at the back of the mouth and going out, as it were, through the crown of the head.”
Uma vez vi também no método de uma vocal coach, a criadora do método “The Zen of Screaming” Melissa Cross o uso de um lápis à frente da boca para o mesmo efeito. Fiz o paralelismo com os pontos de referência que já usava, mas agora com este elemento visual que ajuda a direcionar o som.
Se cantar para baixo do lápis está a colocar a voz nas cavidades de ressonância inferiores (voz de peito), se cantar direto para o lápis está a colocar a ressonância na cavidade oral (voz média), e se cantar para cima do lápis está a colocar a voz nas cavidades superiores (voz de cabeça).
A produção de um som colocado resulta da perfeita sincronização de todas as partes. O melhor indicador é a leveza e a facilidade que vai sentir ao produzir este som cheio de harmónicos.