Na era da vida saudável todos nós ouvimos conselhos aqui e ali sobre o que tomar ou comer para manter a voz saudável.
Todos nós já fomos aconselhados de alguma forma a beber chá com mel e limão quando estamos doentes da garganta, a beber um copinho de vinho do Porto para aquecer a voz, a dissolver algum rebuçado na boca que irá beneficiar o funcionamento das cordas vocais. Mas será que isto funciona?
Seria necessário um estudo científico aprofundado para comprovar todas as teorias que surgem. No entanto, há coisas que são factos como a ingestão de água.
Água
A hidratação é muito importante para todo o corpo, a voz não é exceção. Atrevo-me a dizer que se quer soar melhor beba mais água.
A água passa por vários órgãos incluindo a garganta, daí o melhor é beber à temperatura ambiente para não ser um choque para alguns órgãos.
A lubrificação resultante de beber água irá proteger as cordas vocais.
“The cords vibrate the whole time you’re speaking or singing, and they even vibrate when you’re asleep and dreaming of talking. All that movement could easily be irritating, but when you taken in enough water, the body can produce the ideal substance: thin, watery phlegm. Like oil in an engine, it keeps friction from damaging the moving parts.”
Todos os alimentos que hidratam muito são bons para a voz, a maça hidrata rapidamente, a melancia e o melão também contêm muita água.
Alimentos Anti-inflamatórios e Antioxidantes
O gengibre é anti-inflamatório, todos os alimentos anti-inflamatórios previnem infeções o que é benéfico para a laringe.
O mel é uma fonte de antioxidantes e ajuda no tratamento de sintomas de infeção respiratória.
Cantores que tem muito catarro isto pode ser resolvido com um corte nos lacticínios (iogurtes, queijo, leite). Não está completamente comprovado porque os lacticínios podem ser os responsáveis pelo aumento da secreção produzida pelas vias respiratórias. Mas vale a pena tentar, pois já vi melhorias em vários alunos.
Não é necessário eliminar completamente, mas sim tentar cortar na dose de lacticínios. Para ir buscar o cálcio necessário ao corpo consuma outros alimentos como brócolos, são fantásticos para a voz e resto do corpo.
Um alimento que ajuda com o catarro é o tomate, por isso, a próxima vez que comer pasta em vez de uma quantidade excessiva de mozarela coloque mais molho de tomate 😉
O chazinho antes de cantar, mesmo que não tenha cafeína e açúcar é necessário ter cuidado com a temperatura da água como já foi referido. Não devemos ingerir nada muito quente ou muito frio.
Um chá ou infusão muito referido entre os cantores é o de perpétuas roxas, é muito utilizado para tratar dor de garganta, disfonia (ronquidão), tosse, catarro, nariz entupido. No entanto não é aconselhável a crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou a amamentar. Esta planta tem muitas propriedades medicinais e alguns cantores já a referiram, mas desconhece-se os efeitos colaterais, daí tenho dificuldade em a aconselhar.
Um dos primeiros artigos deste blog foi sobre saúde vocal e lá refiro o que não deve ingerir e muitos outros hábitos que pode incluir na sua vida, não só para beneficiar a sua voz, mas sim todo o corpo.
Em suma, quando se fala de alimentos para a voz, todos estão de acordo na hidratação, logo aposte em alimentos que o irão hidratar. Beba muita água 😊