Emoções descontroladas

Da mesma forma que um artista deve expressar as suas emoções através da arte também deve ter algum controle sobre elas. Com algumas emoções perdemos o controle da respiração, o queixo fica preso, a voz falha, e daí efeito dominó.

Artigo Controlar Emocoes para Cantar 06.10.2024
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“A singer’s mind must control all of her feelings if it is going to control her voice. She must be able to even to surmount a feeling of illness or stage fright and to control her vocal apparatus, as well as her breath, no matter what happens.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Um vocalista deve ser consciente, concentrado e flexível. Ajuda por vezes numa performance construir uma personagem. Lembro-me agora de David Bowie, um dos meus artistas preferidos. Ele era um camaleão, criou várias personagens em palco. Era um performer brilhante.

Criar uma personagem, pode ser uma solução quando as emoções interferem com a sua técnica e deixa de conseguir se expressar plenamente através da sua arte.

“You must be able to make informed, appropriate decisions for any given circumstance. Any way you choose to approach performance, the secret is that you must have the technique and taste to pull it off. Don’t allow yourself to be at a mercy of a lack of control of your instrument or lack of knowledge about the form and content of the music. “

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

Quando o cantor domina todos os aspetos técnicos consegue colocar ‘as boas emoções’ a funcionar a seu favor. Consegue se identificar com a letra, a música e transmitir emoções ao público.

A ansiedade de se apresentar ao vivo muitas vezes é benéfica quando não interfere com a sua habilidade de cantar. Podemos trocar a palavra ansiedade por entusiasmo e tudo muda. Ter a capacidade de mudar a sua perspectiva é muito importante.

“A little anxiety can, in fact, help by adding energy to the show, but when it gets in the way of your ability to function effectively you need to learn some tools to help you cope with it.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

A preparação é tudo! Deve conhecer muito bem a música que está a interpretar, as palavras, o arranjo, o ritmo, as notas que está a dar. Depois as emoções, o que lhe diz essa canção porque a escreveu ou porque a interpreta.

Após este trabalho deve ensaiar, ensaiar, ensaiar, até conseguir ser essa canção que interpreta.

The best way to lose such depression is to practice. Practicing the long scale, being careful to use the different registers, as described later, will almost invariably even out the voice and clear out the head if continued long enough, and will enable the singer to overcome nervous or mental depression as well.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

Durante os ensaios deve perceber, que sempre que fica ansioso, e perde o tempo, ou começa a respirar de forma insuficiente, são sinais que ainda não domina as ‘emoções’, as que interferem de forma negativa com a sua arte.

“There are examples of famous singers who never got over their stage fright, Barbara Streisand and Ella Fitzgerald to name just two, but they still had wonderful careers. It is part of the journey, and you must learn to deal with it.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

Aposte em exercícios de relaxamento, respiração e articulação. O sistema nervoso afeta muito a nossa capacidade de respirar e de articular as palavras.

“Learn to be aware of what your body is telling you. Do you feel panic, shortness of breath, dry mouth, fluttering heart, “butterflies”, or tense muscles? Most importantly, notice what that little voice in your head is screaming at you: “Oh God, why am I here? I can’t sing, they will hate me, everybody will laugh, I’m gonna blow it”, etc. This is where you must learn to focus and calm yourself.”

Gallinger, Karen – The Zen of Singing: Freeing Your True Voice. 2006.

O medo de ser julgado, de falhar, ser ridicularizado, ou sentir-se uma fraude, são problemas complexos a ser tratados com autoconfiança. Penso que fazendo e provando a nós mesmos que conseguimos, é uma das melhores coisas para desenvolver autoconfiança. Ter a coragem de fazer mesmo com medo.

Devemos estar perfeitamente cientes das nossas capacidades e as aulas de Canto fazem com que tenha um autoconhecimento da voz muito grande e isso irá desenvolver a sua confiança. Também deve focar-se nos seus pontos fortes, aquilo que já faz bem.

Controle das emoções em palco artigo
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Uma questão que me ajudou muito com o medo do palco foi pensar que as pessoas estavam ali pela música que eu estava a produzir, e não por mim. Ou seja, o foco não era eu, mas sim a música, aí eu também mudei o meu foco.  Agora estou viciada em apresentações ao vivo, é onde sinto uma energia incrível que flui para o ouvinte, é onde partilho a minha arte. 😊

 

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