Utilizar o Ar para Cantar

A maior parte dos cantores que frequentam as minhas aulas não tem dificuldade em aprender a respiração diafragmática- intercostal, no entanto encontram sempre dificuldade em aplicar o ar à voz. Ou seja, transformar um fluxo de ar em som, utilizar eficazmente o ar para fazer as cordas vocais vibrarem.

Usar o ar para Cantar, Blog de Canto de Sónia André
Designed by Freepik

Luisa Tetrazzini foi uma grande soprano Italiana e mestra da voz, ela conta uma história muito interessante sobre este assunto no livro “The art of Singing”.

“A girl came to see me once whose figure was really entirely out of proportion, the lower part of the lungs having been pressed out quite beyond even artistic lines.

“You see, madam,” she exclaimed, “I have studied breathing. Why, I have such a strong diaphragm I can move the piano with it! And she did go right up to my piano and, pushing on this strong diaphragm of hers, moved the piano a fraction of a inch from its place.

I was quite aghast. I had never met such an athletic singer. When I asked her to let me hear her voice, however, a tiny stream of contralto sound issued from those powerful lungs.

She had developed her breath capacity, but when she sang, she held her breath back. “

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

A impossibilidade de atacar notas agudas devido a um deficitário apoio respiratório leva a vozes fatigadas por compensar com músculo tudo aquilo que os músculos respiratórios não estão a fazer.

“Never for a moment sing without this apoggio, this breath prop. Its development and its constant use mean a restoration of sick or fatigued voices and the prolonging of all one’s vocal powers into what is wrongly called old age.”

Caruso, Enrico – Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing. Printed in France by Amazon. Brétigny-sur-Orge, FR. ISBN9781511730747

A solução

É importante dedicar-se ao estudo da respiração com som e sem som. Com isto quero dizer que há exercícios para aumentar a consciência do movimento do diafragma e dos intercostais, assim como vocalizos mais direcionados para a utilização do ar para produzir som.

Um dos exercícios vocais mais utilizados e que considero extremamente eficaz para o efeito é a vibração de lábios (Brrrrr). Todos os meus alunos conhecem este exercício.

Este exercício obriga a um fluxo de ar constante para fazer vibrar os lábios e ao mesmo tempo está a produzir som, logo está a fazer as cordas vocais vibrarem com o ar.

Primeiro exercício vocal do vídeo abaixo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *