Os cantores de todos os músicos são os que tem a reputação de ter mais dificuldade em respeitar o tempo. Normalmente isto tem haver com o tempo de inspiração e a gestão eficiente do ar.
“There are many singers who cannot or will not count the time properly. There are those who sing without method, who do not fit their breathing, which is really the regulator of vocal performance, to the right periods, and who consequently are never in time.
(…) The rest, above all, should be carefully observed in order to have sufficient opportunity to get a good breath and prepare for the next phrase.”
O tempo é a moldura, não podemos sair da moldura e dá para expressar tudo ali, se compreendermos onde estão os limites.
“The right accents in music depend very much on the exact time. Tone artists, while still making all their desired “effects” an apparent freedom of style and delivery, nevertheless do not ever lose sight of the time. Those who do are usually apt to be amateurs and are not to be imitated.”
Soluções
Muitas vezes inspiramos no tempo forte, ou seja, o primeiro tempo e não é possível cantar pois o tempo forte já seria tempo de dar a nota.
Outra questão tem haver com o seu sentido rítmico. Faça o teste, coloque a sua música preferida e tente contar até 4 enfatizando o número 1.
Se não conseguir tente bater palmas de uma forma natural ao longo da música, isto irá obriga-lo/a a manter um ritmo estável pois terá a perceção que está fora do tempo. Depois tente cantar enquanto bate as palmas.
Um cantor deve estudar formação musical pois a voz é um instrumento. Devemos aprender os tipos de compassos que existem, o valor das figuras musicais e depois, fazer exercícios ritmicos entoados.
Uma vez um colega, professor de piano, disse-me que o elemento mais importante da música era o ritmo, a divisão do tempo. Só pensei nisto com mais profundidade nessa altura. Se usarmos a mesma melodia ou até harmonia e lhe atribuir-mos um ritmo diferente temos uma músia diferente.
Quando estou a estudar uma canção faço sempre o exercício de perceber onde devo inspirar para que não me falte ar para executar seja o que for.
No canto o ritmo está ligado à métrica das palavras, ou seja, normalmente faz sentido com a métrica natural das palavras.
Também é interessante para quem tem dificuldades com o ritmo testar diferentes esquemas de tempo de respiração numa canção, até perceber qual o mais eficaz e daí trabalhar a memória muscular.
Pode aperfeiçoar esta questão sempre que está a ouvir música tente focar a sua atenção num só instrumento, por exemplo no baixo, no teclado. Com isto está a treinar o seu ouvido para reconhecer as diferentes divisões de tempo realizadas pelos vários instrumentos.