Quando estamos a cantar, moldamos o som. Logo, para conseguirmos cantar as notas de forma eficiente iremos necessitar de formar vários moldes com os articuladores (queixo, palato, língua, lábios, …).
“Articulatory synthesis of speech and singing aims for modeling the production process of speech and singing as human-like or natural as possible. The state of the art is described for all modules of articulatory synthesis systems, i.e. vocal tract models, acoustic models, glottis models, noise source models, and control models generating articulator movements and phonatory control information. While a lot of knowledge is available for the production and for the high quality acoustic realization of static spoken and sung sounds it is suggested to improve the quality of control models especially for the generation of articulatory movements.”
Maxilares:
1- Movimentar a boca lentamente a pronunciar:
» ma, ma, ma, ma, …
» ba, ba, ba, ba, …
2- Agora com o metrónomo (colcheia):
» ba – ba, ba – ba, ba – ba, ba – ba, ….bah…………….
» da – da, da – da, da – da, da – da, … dah…………..
» da – ba, da – ba, da – ba, da -ba, da – ba, …dah…….
Palato:
1- Bocejar e dizer lentamente:
«Gong-Gong-Gong-…»
«Nay-nay-nay-nay,…»
2- Alterar vogal oral e nasal: inspire e pronuncie um prolongado
» Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa;
» Ããããããããããããããããããããã;
» Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii;
» Niiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiing; (como em morning)
» Uuuuuuuuuuuuuuuuuu;
» Uuuuuuuuuuummmmm;
3- Fazer gargarejos com água e a seco.
4- Articular lentamente (60 BPM) aumentando a velocidade progressivamente:
Língua:
1- Colocar a língua para fora e recolhê-la rapidamente.
2- Arquear a língua até tocar com a ponta no palato duro.
3- Bater com a ponta língua na face anterior e posterior dos dentes incisivos superiores e inferiores.
4- Fazer rotações com a língua contornando os lábios com a boca aberta, num sentido e depois no sentido inverso. Fazer o mesmo com a boca fechada, rotações da língua no interior da boca.
5- Firmar o contorno da língua nos molares superiores deixando apenas a ponta da língua solta a dizer:
«La-Le-Li-Lo-Lu-Lo-Li-Le-La»
«Na-Ne-Ni-No-Nu-No-Ni-Ne-Na»
«Ta-Te-Ti-To-Tu-To-Ti-Te-Ta»
«Da-De-Di-Do-Du-Do-Di-De-Da»
6- Articular lentamente aumentando a velocidade de forma progressiva:
7- Imitar sons como o som de uma campainha (Trimmmmm), ou percussões (Prrrrrrrrrr).
Lábios:
1 – Comprimir os lábios de dizer com intenção, alternar velocidade:
«P-P-P-P-…»
«Pa-Pe-Pi-Po-Pu-Po-Pi-Pe-Pa»
2 – Articular lentamente aumentando a velocidade de forma progressiva:
3- Assobiar
Todos estes exercícios irão beneficiar o ótimo funcionamento dos órgãos articuladores na produção de moldes para a voz cantada.