São vários os órgãos que intervêm na articulação das palavras. Penso que este conhecimento nos permite compreender algumas das dificuldades que às vezes temos na articulação das palavras no canto.
Os sons produzidos na laringe são moldados na faringe e boca e as consoantes são realizadas pela ação conjunta de lábios, dentes, língua e palato.
Comecemos pelos músculos que incluem os lábios e as paredes da face, estes têm a função de posicionar os alimentos na boca para serem mastigados. No canto são cruciais para moldar as vogais e obter um som rico de harmónicos, ao moldar conseguimos colocar o som nas cavidades de ressonância.
O palato tem duas secções, o palato duro (céu da boca) e o palato mole na parte de trás (teto da garganta). O palato mole move-se e é como uma porta que pode abrir a passagem para a cavidade nasal e a faringe. Quando inspiramos pelo nariz essa porta está aberta para o ar entrar e passar diretamente para os pulmões. Quando estamos a engolir o palato primária mente sobe para fechar a entrada de ar pela cavidade nasal, e depois baixa contra a língua que irá empurrar o alimento.
A cantar, no registo de cabeça o som penetra na cavidade nasal onde ganha corpo com os harmónicos. Para isso acontecer devemos conseguir mover palato mole, ou melhor, arquear o palato.
“The action of the palate during speaking and singing is variable but, on the whole, singing requires that the palate be arched or raised.”
Anatomy of the Voice de Theodore Dimon
Na imagem abaixo conseguimos perceber que quando abrimos a boca e baixamos o queixo, a língua fica relaxada na base da boca e o espaço na garganta é maior. O palato sobe e com isso conseguimos com que o som se direcione para a cavidade nasal para ser amplificado. Esta posição é essencial no registo de cabeça.
Mas se a posição da boca for mais fechada a posição da língua é mais elevada o que não permite arquear o palato mole, logo esta posição seria mais favorável ao registo de peito.
“In singing, the nasal port is mainly kept open particularly during vowel production and when singing in the upper registers. This means that the palate is actually kept fairly low, not high, as singers often claim.”
Anatomy of the Voice de Theodore Dimon
Para cantar é mais fácil ter a garganta na posição aberta. Para que isto aconteça a língua deve estar relaxada pousada na base da boca e a ponta da língua tocar a arcádia dentária inferior. Podemos tomar como exemplo a vogal (á), pois o queixo baixa e a língua está na posição mais relaxada mantendo a garganta aberta.
A posição da língua muda consoante as vogais, no entanto é necessário usar os lábios e a boca para moldar vogais sem tensão.
“Singers tend to change only the tongue position and not to involve the lips and mouth too much, as these cause unnecessary tension.”
Anatomy of the Voice de Theodore Dimon
Em suma devemos moldar as palavras no canto de forma distinta da fala tendo em conta a gama de sons bem mais extensa que utilizamos.